Pular para o conteúdo

Roteiro Turístico de 2 dias no Rio de Janeiro

O Pronta Para o Sim te leva para um dos destinos turísticos mais incríveis, exuberantes, procurados e amados do Brasil, o Rio de Janeiro. Em um roteiro rápido, de apenas dois dias, mostramos as atrações imperdíveis desta cidade que não leva o apelido de maravilhosa à toa

O Rio é uma mistura de superlativos. Os únicos, os maiores, mais incríveis, mais antigos, mais visitados são adjetivos que se ouve bastante por aqui. De uma beleza natural indescritível e veia histórica preservada, ainda oferece um mar de atrações para turistas de todos os gostos!

Cristo Redentor

Um morador ilustre do Rio está completando 90 anos. Ele vive no alto do morro do Corcovado e abençoa toda a cidade, de braços abertos sobre a Guanabara. E é lá que fica a primeira parada do nosso roteiro. Afinal, não tem como fazer uma viagem ao Rio de Janeiro e não visitar um dos maiores cartões postais do Brasil, o Cristo Redentor

Eu não conheço uma pessoa que tenha vindo aqui, e não tenha ficado de boca aberta. Se você já teve oportunidade de vir, comenta qual foi a sua sensação ao chegar aqui.

O projeto do Cristo Redentor

O Cristo Redentor é uma imponente estátua art déco, de 30 metros de altura, fora a base de 8 metros, a terceira maior estátua de cristo do mundo. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

É um projeto brasileiro, bancado principalmente por doações de fiéis. Mas suas mãos e a cabeça foram esculpidas em Paris, enviadas em várias partes, e remontadas no Brasil. A obra, toda feita em concreto armado e coberta por pedra-sabão, levou 9 anos para ficar pronta. Equivale a um prédio de 13 andares de altura, e está a 709 metros acima do nível do mar. São impressionantes 28 metros de distância entre as pontas dos seus dedos.

Em 2007, foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. E em 2012, a UNESCO o considerou parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

É considerado um dos maiores símbolos da América Latina e recebe em média por ano, 2 milhões de turistas, de todas as partes do mundo, que vem conferir de pertinho a grandiosidade da atração.

Casamento no Cristo Redentor

Já imaginou se casar em um dos maiores cartões postais nacionais? Pois saiba que pode dizer sim aos pés do Cristo Redentor. 

Na base da estátua há uma pequena capela, que além de missas, celebrações e batizados, realiza cerimônias de casamento. O Santuário do Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo. Inclusive já contamos aqui no canal, todos os detalhes do sim do cantor Alok e da médica Romana Novais que aconteceu aqui! Não tem como ser mais especial!

Como chegar ao Cristo Redentor?

Você pode chegar até o Cristo Redentor de duas maneiras: com o Trem do Corcovado ou com as vans oficiais Paineiras. Os preço variam de acordo com o ponto de partida e outros fatores.

Trem do Corcovado é uma das opções mais procuradas e sai da estação localizada no Cosme Velho, em frente à Igreja São Judas Tadeu. Já as vans Paineiras são as que fazem o trajeto do Centro de Visitantes Paineiras até o Cristo. Há ainda outros dois pontos de embarque, um no Largo do Machado, no bairro Laranjeiras, e outro na Praça do Lido, em Copacabana.

Dá pra chegar de carro? Só até certo ponto. O acesso de carro só é permitido até o Centro de Visitantes, a partir dali de lá, a subida que dá acesso a atração é feita apenas pela van credenciada. Mas como não há estacionamento, não é recomendado ir de carro particular.

Como cheguei ao local sem saber, de carro, me informaram que poderia subir com um guia credenciado, pagando um pacote que já incluía o estacionamento. A vantagem foi poder parar nos mirantes que encontramos no caminho, como o Santa Marta! Em contrapartida, precisamos fazer uma caminhada (na subida), até o Centro de Visitantes.

A primeira vez que eu estive aqui.. já faz uns 10 anos e foi muito emocionante.. mesmo.. uma sensação muito intensa, de alegria, gratidão. E agora, vindo de novo, o sentimento é o mesmo! Nem preciso dizer que vale a visita, e toda vez que eu estiver no Rio, se tiver oportunidade, eu volto!

Cristo Redentor
Horário: 08h às 19h
Acesso de trem ou van por operadoras oficiais
Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro

Parque Lage

Aos pés do Morro do Corcovado, o bairro do Jardim Botânico abriga uma área gigante de muito verde, jardins e vegetação típica de Mata Atlântica. E é lá em meios a caminhos pitorescos que fica a próxima atração da nossa lista. O Parque Lage é mais um destino para quem ama uma experiência em meio a natureza

Confesso que eu estava bem ansiosa para conhecer o local, que virou queridinho dos turistas e cenário de fotos que vemos nas redes sociais. Mas eu juro que é lugar é muito mais do que isso.

A história do Parque Lage

O belo palacete, de estilo eclético romano, foi construído no século XIX, com pátio central,  piscina e terraço. Hoje abriga o Plage Café. Um point onde você pode desfrutar de um brunch ou chá da tarde nesse cenário super romântico. 

Aliás, a história por trás da casa, construída pelo empresário Henrique Lage, para sua amada, Gabriela Besanzoni. uma famosa cantora italiana de ópera, ficou tão famosa que o lugar virou ponto obrigatório para os casais apaixonados! 

Foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural em 1957, por compor importante memória histórica da cidade. Um lugar fantástico para quem aprecia arquitetura e paisagismo. 

Vale lembrar que é necessário realizar agendamento online gratuito para visitar o Palacete, as Cavalariças e a Capelinha. No dia da minha visitação, acabei atrasando o roteiro e cheguei depois do meu horário reservado. Neste caso, para quem não está com o ingresso, mas pretende consumir na casa, pode aguardar na fila. No dia, estava cheio, e fiquei mais de 1 hora na espera, mas valeu a pena.

Lá dentro, ainda há a possibilidade de comprando algo na loja, ter cesso ao andar superior (que não tem nenhum atrativo, além da vista de lá de cima), mas infelizmente, quando tentei já estava fechada. Vou ter que voltar um dia, né!

Parque Lage
Horário: 09h às 17h
R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, RJ
www.eavparquelage.rj.gov.br/horarios-de-visitacao

AquaRio

Quer mais um programaço para fazer por aqui? Que tal visitar o maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio?

Em uma área gigante, de 26 mil m², estão distribuídas diversas atrações inéditas, com  infraestrutura e muita interatividade cuja proposta é oferecer ao visitante entretenimento educativo e prazeroso. 

São mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição. um verdadeiro convite pra gente, aprender, prestigiar e se encantar com toda a diversidade e riqueza da vida marinha. Fora o lindo trabalho de preservação que exercem com espécies que correm grande risco de extinção no litoral brasileiro, como cavalo-marinho.

Mas uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal, Tancão para os íntimos

Com sete metros de pé-direito e impressionantes 3,5 milhões de litros de água, tem um túnel onde podemos passar por todo o seu interior. A experiência é única. Com uma grande quantidade de animais, a sensação é de mergulho real com peixes, raias e tubarões! Além de observar o trabalho de biólogos mergulhadores, que sempre interagem com o público! É realmente incrível!

É claro que eu também fiz vários cliques por lá, e fiquei sabendo que muitos casais fazem o mesmo, e aproveitam o cenário fantástico para seus ensaios!

No final, ainda tem uma lojinha, para levarmos com a gente um recordação dessa visita que encanta a todos, principalmente, as crianças!

Recomendo demais!

AquaRio – Aquário Marinho do Rio
Seg a Sex das 09 às 16h. Sáb e Dom das 09h às 17h
Praça Muhammad Ali – Via Binário do Porto, s/n – Gamboa, RJ
www.aquariomarinhodorio.com.br/

Museu do Amanhã

Uma ótima dica de passeio é conhcer o surpreendente Museu do Amanhã. A atração já começa do lado de fora, onde podemos admirar a construção imponente e futurista, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, erguido ao lado da Praça Mauá.

Lá dentro, um museu de ciências diferente, que explora oportunidades e desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Todas as instalações por aqui nos propõem uma reflexão, o que esperamos do amanhã?

O ambiente altamente interativo e imersivo, nos provoca a refletir sobre nossa jornada rumo a possíveis futuros a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? 

Vale ir sem pressa, para admirar com tranquilidade, a genialidade e impacto de cada obra. A beleza do espaço e do cenário é só um bônus. 

Imperdível!

Museu do Amanhã
Horário: 10h às 17h
Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro
www.museudoamanha.org.br/

Confeitaria Colombo 

A Confeitaria Colombo é uma das relíquias do Rio de Janeiro, e um ponto obrigatório para quem ama história e arquitetura. É minha segunda vez por aqui, e continuo impressionada com o espaço!

O casarão de 1984, tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Rio, é um exemplar preservado da arquitetura art noveau. Os detalhes do estilo em voga na época, podem ser vistos no piso de azulejo hidráulico, na clarabóia, nos grandiosos espelhos belgas e nas mesas de mármore.

Vale se organizar para vir fora do horário de pico, porque apesar da rotatividade, a casa fica assim cheia de apreciadores.

Além do ambiente charmoso, a confeitaria oferece um cardápio tradicional de cafés, opções rápidas para almoço ou lanche e é claro, uma grande variedade dos tradicionais doces confeitados. Eu experimentei o delicioso croquete de camarão! Uma delícia! 

Como fica no Centro do Rio de Janeiro, dá pra aproveitar e conhecer outras atrações da região, como o Boulevard Olímpico ou o Teatro Municipal na Cinelândia.

Vale lembrar também que há ainda outras filiais da Confeitaria Colombo, uma delas no belo Forte de Copacabana onde é possível tomar um delicioso café da manhã contemplando a orla de Copacabana. 

Confeitaria Colombo
@confeitariacolombo
R. Gonçalves Dias, 32 – Centro, RJ
www.confeitariacolombo.com.br

Pão de Açúcar 

Outro ponto turístico imperdível do Rio, é claro, é o bondinho do Pão de Açúcar.

A viagem começa a partir da estação da Praia Vermelha. A subida é rápida e a vista já é linda do percurso. Mas ao desembarcar no Morro da Urca é que nos deparamos com a belíssima imensidão da Baía da Guanabara. Nessa primeira parada há mirantes, lanchonetes e um museu, que conta a história da atração. Um projeto muito ousado para o ano de 1912, quando foi inaugurado este primeiro trecho. Até então só haviam dois teleféricos no mundo, e de no máximo 560 metros. Já as linhas cariocas somam 1325 metros ao total.

A segunda, inclusive, nos leva ao Morro que dá nome a atração, o Pão de Açúcar. É o ponto mais alto do passeio com exuberantes 396 metros de altura e uma vista sem comparação, de onde admiramos as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon. É mesmo de tirar o fôlego! Aqui também tem lojas e várias opções de lanches. Estima-se que por ano, 1,5 milhão de pessoas venham contemplar esse espetáculo da natureza. E é claro, que você vai querer estar entre elas!

Bondinho Pão de Açucar
Horário: 09h às 19h
Av. Pasteur, 520 – Urca, RJ
www.bondinho.com.br

Espero que tenha gostado de acompanhar nossa viagem, há muitas outras em uma playlist super especial em nosso canal! Aqui no blog também há outros roteiros de viagem incríveis para casais, como:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.