Pular para o conteúdo

Turismo em Santos, nosso roteiro pela maior cidade do litoral de SP

Hoje eu quero te convidar a conhecer a minha cidade! Nosso roteiro é em Santos, uma cidade praiana, mas que guarda todo o charme do centro histórico. E também é um grande polo cultural e gastronômico. Ou seja, atrações para todos não faltam por aqui! 

O que fazer em Santos?

As Praias de Santos

Santos fica pertinho da capital paulista e atrai turistas que descem a serra à procura das belezas naturais e dos nossos 7 quilômetros de praia.

A faixa de areia por aqui é ampla. E tem uma estrutura bem bacana, com muitas barracas, já com cadeiras e guarda sol. E se bater aquela fominha de praia, além do tradicionalismo pastel, também tem muitas opções de lanches, sucos e drinks! Então é só vir e aproveitar, sem preocupação! 

É um ótimo lugar para recarregar as energias do dia a dia. E pra quem curte exercícios, dá pra aproveitar o cenário para praticar vários tipos de esportes. 

O Jardim da Orla de Santos

Fica também na praia, nosso maior cartão postal santista, o jardim da orla. E quando eu digo grande, é porque é grande mesmo. Esse gramado florido na extensão de toda a praia levou até o título do Guinness World Records como o maior do mundo.

O jardim começou a ser construído em 1936, possui 5.335m de extensão e largura entre 45m e 50m, totalizando 218.800m². São mais de 1700 árvores e 70 espécies ornamentais.

Por aqui, também ficam mais de 40 esculturas e estátuas que contam a história e curiosidades da região.

Entre as estátuas: Saturnino de Brito, patrono da engenharia sanitarista do Brasil; Alberto Santos Dumont, o pai da aviação; padre jesuíta José de Anchieta e Cristóvão Colombo.

E se quiser saber se a pessoa é santista mesmo, é só perguntar se tem uma foto no leão. Uma super tradição por aqui.

Passeio pela ciclovia da orla de Santos

O passeio pela ciclovia da orla, que foi inaugurada em 2003, é um dos preferidos dos moradores e que também encanta os turistas. É o jeito mais prático e democrático de percorrer do canal 1 ao 7 e conhecer todos os encantos da região.

Hoje a cidade conta, ao todo, com uma malha cicloviária de 58,3 quilômetros. Ou seja, dessa forma, dá pra ir aos quatro cantos só pedalando.

Curiosidades Santistas: Os Canais de Santos

Pera aí, aposto que não entendeu nada essa história de canal? A gente explica!

Essa é uma curiosidade típica, importante de se saber. É que a cidade é cortada por sete canais, criados lá no final do século xix. O sistema de canais foi projetado pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito. O Canal 1 foi inaugurado em 1907 e o 7 e último, ficou pronto em 1968. E não é de hoje, que eles viraram o meio de localização oficial do santista. Inclusive, as suas muretas icônicas viraram outro grande símbolo da cidade e também podem ser vistas em toda a extensão da ponta da praia.

Aquário Municipal de Santos

Falando em Ponta da Praia, é aqui que fica o Aquário Municipal de Santos, umas das atrações mais visitadas em todo o estado de São Paulo! Só perde em visitação para o Jardim Zoológico, na Capital.
Em uma área de dois mil metros quadrados, abriga 32 tanques de água doce e salgada com mais de 200 espécies de animais. No momento, está temporariamente fechado devido a pandemia.

Pinacoteca Benedicto Calixto

Um ótimo programa é visitar a Pinacoteca Benedicto Calixto, que reúne em um único passeio, artes, gastronomia e lazer, tudo em um espaço maravilhoso. 

É a última da orla santista que mantém as características da época dos barões do café. Foi construída para ser residência familiar, mas também já abrigou um asilo de idosos, pensionato de moças e até cortiço, antes de ser declarada de utilidade pública, em 1979, e começar a ser restaurada sete anos depois.

O belíssimo casarão de estilo neoclássico do início do século XX é um relicário da art nouveau. Tem mármore Carrara na escadaria, ferro maciço nos corrimões, vitrais no alpendre e na varanda das salas, executados pela Casa Conrado de São Paulo, pinturas decorativas, e na parte externa, jardins em estilo francês, com bancos, pérgolas e uma fonte decorativa na lateral direita da casa.

Atualmente, é um importante espaço cultural da cidade, com happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Já recebe exposições de artistas de diferentes estilos. No momento, está em exposição a Mostra “Identidade” da artista plástica santista Luciana Futuro.

O piso superior é dedicado ao artista que dá nome à atração. A pinacoteca possui 65 obras de Benedicto Calixto, considerado um dos quatro gigantes das artes plásticas paulista do século XX, ao lado de Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva. Do acervo, em exposição permanente, constam 15 estudos de anatomia, 14 marinhas, 12 históricas, 11 retratos, 10 obras sacras e um nu, assim como pincéis, caixa de tintas e algumas fotografias de Calixto.

Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos
@pinacotecabenedictocalixto | www.pinacotecadesantos.org.br

Onde comer em Santos: Bistrô Calixto

O lindo jardim da propriedade é outro destaque! Sinônimo de tranquilidade, perfeito para um passeio sem pressa. E é aqui que fica o Bistrô Calixto, que tem um menu completo, para todos os momentos, desde o café da manhã até o jantar. Tem mesas internas, mas também opções ao ar livre, para desfrutar do ambiente externo super acolhedor.

Definitivamente, o espaço é tão charmoso, que vira palco para eventos e até casamentos! É perfeito casais que querem estar cercados pela natureza no grande dia, mas ainda assim, com todo o conforto e comodidades. Fora que dá para aproveitar os cenários lindos da propriedade para as fotos.

Bistrô Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos
@bistrocalixto | www.bistrocalixto.com.br

Morro da Asa Delta

Tem um outro lugar que eu amo visitar! Na vizinha São Vicente, coladinho na divisa com Santos, fica o Morro da Asa Delta, que ganhou esse apelido por ser pista de decolagem para esportes radicais como asa delta e paraglider. Lá ficam várias escolas e instrutores de voo livre, então, para quem quiser se aventurar é fácil.

O acesso se dá pela avenida da Praia, em uma caminhada de 30 minutos morro acima ou em um percurso de 10 minutinhos de carro. Também há a opção de ir por teleférico. E lá do alto dos seus 180 metros temos uma vista panorâmica de toda a orla. Aliás, se tem uma mais incrível, eu desconheço.

Curiosidades Santistas: Os Prédios Tortos da Orla

E falando em orla, vamos a uma outra curiosidade particularmente santista: os prédios tortos da orla. Não precisa se assustar não, alguns edifícios sofreram essa inclinadinha com a ação do tempo, pois foram construídos no anos 1950 e 60 e na época as fundações não eram tão profundas como as de hoje. Mas pode ficar tranquilo, que é tudo seguro! É praticamente nossa versão caiçara da torre pisa, que tal?

Centro Histórico de Santos

Sem dúvidas a área mais charmosa da cidade é o Centro Histórico. Por aqui, cada fachada preservada carrega um pedacinho da época áurea do café. A importância da região é gigantesca para todo o país, já que é um acervo de edifícios e monumentos representam os diferentes períodos de nossa história.

Santos teve um período de crescimento lento, logo após sua fundação, em 1545, até meados do século XIX. Mas a partir de 1850, com a chegada do café no estado de São Paulo e, principalmente, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, a cidade entrou em um forte processo de desenvolvimento econômico. A fase de riqueza pode ser vista em todos o patrimônio histórico, construído no período, com casarões e palácios de alto padrão.

Um passeio a pé no centro histórico é uma verdadeira viagem no tempo. Não é à toa, que o local já serviu de plano de fundo de gravações de centenas comerciais, filmes e séries de época. Gravações como a da novela “Éramos Seis” da Rede Globo e a série da Netflix “Coisa Mais Linda” tiveram esse cenário como plano de fundo!

Onde comer em Santos: Restaurante Tasca do Porto

O centro também é reconhecido pelas ótimas e tradicionalíssimas opções gastronômicas! A Tasca do Porto, por exemplo, é uma delas. O restaurante nos transporta para terras portuguesas, com um cardápio com as melhores receitas da culinária lusitana

Se gosta de bacalhau é o lugar certo! Lá o peixe é servido em pratos diversos, como o Bacalhau com todos (generoso lombo de bacalhau com cenoura, batata, couve, grãos de bico e ovos cozidos); o Bacalhau à Lagareiro (com pimentão, cenoura, repolho e alho, puxados em azeite, ovo cozido e batatas ao murro), o Bacalhau à Casa (lombo de bacalhau levemente empanado e frito, com olho de cebola, acompanhado de batata à portuguesa) e o Bacalhau Gratinado (bacalhau em lascas com batatas, azeitonas, molho branco e parmesão. Acompanha arroz). 

Há ainda sugestões de petiscos tradicionais, como as pataniscas de bacalhau; a sardinha escabeche; os muslitos do mar (bolinhos de siri); a alheira aperitivo (linguiça típica portuguesa servida com molho de cebola e azeitonas pretas), o Pica Pau (suculentas tiras de filé mignon servidas com molho da casa) e é claro, os bolinhos de bacalhau! Que eu amei!

A casa, linda, aconchegante e modernizada, fica em um edifício construído em 1900 e que abrigou uma das primeiras tipografias do Brasil. É toda decorada com objetos típicos e cachecóis de dezenas de times de futebol de Portugal. Para entrar ainda mais no clima, aos finais de semana, tem música ao vivo e no último sábado do mês, a casa também abre para o jantar, quando realiza o projeto Noites de FadoÉ uma casa portuguesa, com certeza!

Prato Oficial da Cidade: Meca Santista

E você sabia que Santos tem um prato oficial? Ele leva risoto de pupunha, farofa com banana e meca grelhada com camarões. 

A meca santista, virou o prato da cidade em 2005, depois de uma pesquisa sobre quais seriam os ingredientes preferidos dos santistas! Além de nutritivo, ele homenageia os imigrantes que fazem parte da nossa história.

Os filés de meca são uma menção aos imigrantes japoneses. A farofa é de farinha de mandioca, banana, abacaxi, ovo, bacon e calabresa, e os embutidos representam os portugueses. O arroz do risoto de palmito pupunha e cenoura ralada remete aos italianos. 

Se ficou com vontade de provar, a melhor parte é que é servido em diversos restaurantes por aqui. O da Tasca do Porto estava divino! Vale muito experimentar!

Tasca do Porto
Aberto todos os dias das 11h as 16h.
R. Quinze de Novembro, 115 – Centro Histórico de Santos
(13) 3219.4280
@tascadoporto | www.tascadoporto.com.br

Estação do Valongo

Continuamos nosso passeio pela Estação do Valongo, a primeira do Estado de São Paulo a ouvir o apito de um trem. Inaugurada em 1867, com linhas neoclássicas, foi totalmente inspirada na estação londrina Victoria Station.

Passeio de Bonde

E por falar em estação, Para mim, a atração imperdível é o passeio de Bonde. A impressão é que a gente embarca hoje, mas o trajeto acontece lá no passado.. nos anos 30 e 40. Um guia acompanha todo o percurso da linha turística, contando os detalhes arquitetônicos de construções que datam desde o século 17. 

Os bondes em si, são verdadeiras relíquias, alguns com mais de 100 anos e totalmente recuperados e restaurados aqui na cidade.

Bonde – Linha Turística
Quinta, sexta e domingo das 12h às 16h. Sábado das 11h20 às 16h.
Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo (Centro Histórico)
0800-8813887 | Ingresso R$7,00

Museu Pelé

A carreira do atleta do século XX também ganhou uma homenagem à altura por aqui. O Museu Pelé é um convite para acompanhar a trajetória do Rei do Futebol.

No acervo também estão documentos, camisas, chuteiras, bolas, troféus, além de um conteúdo audiovisual que relembram os grandes lances de Edson Arantes do Nascimento

Museu Pelé
 Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo, Santos
13 3233.9670
@museupele | www.facebook.com/MuseuPele

Monte Serrat

Nossa próxima parada é no Monte Serrat e a visita já começa pela subida de bondinho. Idealizado por imigrantes espanhóis, o sistema de bonde começou a ser construído em 1910, mas a construção não foi possível pelas dificuldades encontradas durante a Primeira Guerra Mundial, que prejudicou o transporte do material que vinha da Alemanha. Foi concluído, finalmente, em junho 1927. Eles tem capacidade para até 45 passageiros por viagem levam em média 4 minutos para percorrer o percurso de mais de 240m.

O casarão foi construído para ser uma casa noturna. Feito com materiais nobres, como mármore de Carrara, vitrais belgas, cortinas e tapetes franceses, prataria e cristais da Europa, a casa era referência, conhecida até no exterior.

No local também funcionou um cassino, e de 1927 até sua interdição em 1946, recebeu muitos políticos influentes, desde o governador Júlio Prestes, Dino Bueno e até Presidentes da República. Além deles, artistas nacionais e internacionais e as grandes orquestras também passaram pelo Monte Serrat.

Hoje, lá funciona um café e também é palco para eventos. As características originais da decoração da época são conservadas, inclusive o mobiliário. E é claro, que o glamour da arquitetura dos anos 20, atraem muitos casais de noivos que vem dizer sim aqui. 

Lá no topo, também mora o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos. A construção da capela, entre 1598 e 1609, deve-se ao espanhol D. Francisco de Souza, governador geral do Estado do Brasil e grande devoto da Santíssima Virgem, padroeira de Barcelona.

Logo depois, foi atribuído à ela um milagre. Durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente, em 1614, parte da população se abrigou no alto do morro. Quando os soldados inimigos subiram o morro em direção à capela, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade. A devoção popular fez com que, em 1954, a Câmara Municipal a declarasse oficialmente “Padroeira da Cidade”.

A capela passou por descaracterizações ao longo dos séculos. Em 2011, foi, enfim, reformada, conservando a configuração existente no século 18.

Acima de tudo, o local é cercado por uma vista sensacional da cidade. Vale muito conhecer!

Monte Serrat
Aberto todos os dias. Passagem ida/volta bonde: R$44.
@monteserratsantos | www.monteserrat.com.br

Bairro do Gonzaga

Assim também, te indico a dar um pulinho no Gonzaga. O bairro é o coração da cidade, e nosso maior centro comercial, e tem uma infinidade de opções para compras e também vários bares e restaurantes. E também, é claro, hoteis!

Onde se hospedar em Santos: Parque Balneário Hotel

E como dica de hospedagem, eu escolhi um hotel super charmoso e muito tradicional, o Parque Balneário Hotel. A casa tem uma história centenária. Participou não só da história de Santos, como da do Brasil. E mantem até hoje a riqueza de detalhes de outras épocas.

Acomodações do Parque Balneário Hotel

Ainda assim, é totalmente modernizado. O hotel tem diversas configurações de apartamentos, todos muito confortáveis e aconchegantes. A cama é daquela do sonhos, que te abraça! Eu fiquei na Suite Business Class, que ainda tem um terraço privativo, onde dá pra curtir essa vista linda da praia do Gonzaga.

Gastronomia do Parque Balneário Hotel

A gastronomia é de primeira, começando por um completo e delicioso café da manhã. Há uma grande diversidade de pães, cereais, bolos, doces, suco… Do jeito que agente ama!

É preciso relembrar que neste período da pandemia, há uma grande preocupação de toda equipe em seguir à risca todos os procedimentos de segurança. Há distanciamento entre as mesas, luvas para os hóspedes manipular os alimentos, que estão totalmente embalados e higienizados. Além claro, dos demais processos adotados desde o check-in, como restrição de número de pessoas nos elevadores e assim por diante!

O restaurante tem um menu incrível com pratos que são um deleite tanto para os olhos quanto para o paladar. Eu provei de entrada uma salada marroquina com camarão e siciliano. Na sequência, um salmão ao molho de maracujá com julienne de legumes. E por fim, pra fechar com chave de ouro, um petit gateau com sorvete! Todos muito bem servidos, muito saborosos e com uma apresentação que eu deixo pra você conferir nas fotos!

Estrutura do Parque Balneário Hotel

O hotel ainda conta com um sofisticado bar, o Gonzabar, que fica de frente para a Ana Costa. Aliás uma das grandes vantagens do hotel é exatamente seu endereço. Como falei anteriormente, se escolher o Gonzaga como estadia, pode ter certeza que terá muita autonomia, para fazer tudo sem carro! Isso porque, o bairro reúne tudo o que precisamos! Bancos, lojas, salões de beleza, bares, restaurantes… Para ter uma ideia, o hotel tem, inclusive, uma ligação direta com o Shopping Balneário. Então, dá pra passear a vontade!

Mas nem precisa sair do empreendimento para curtir ótimos momentos. Dá pra aproveitar salão de jogos, recreação, academia. E o destaque é a área de lazer na cobertura, com piscina e banheira de hidromassagem com vista para toda a orla. 

Casamentos no Parque Balneário Hotel

O Parque Balneário Hotel também conta com uma excelente área de eventos sociais, perfeita para casamentos intimistas. Além das cerimônias tradicionais, um diferencial para casais, que está muito em evidência, principalmente agora depois da pandemia, são os mini wedding ou micro wedding! Aliás, já falamos sobre a modalidade na matéria de tendências!

Segundo o gerente de vendas e marketing, Tiharu Matsumoto, o hotel já fez algumas edições com muito sucesso. “Já fizemos eventos para até 20 pessoas, de uma maneira bem gostosa, intimista, além de super elegantes.” O melhor é poder contar com toda a estrutura do hotel, que já oferece espaço, buffet, entre outras vantagens. Dá ainda para reservar uma suíte para o dia da noiva, e desfrutar desse momento tão especial, ao lado das madrinhas. Inesquecível!

Parque Balneário Hotel
Av. Ana Costa, 555 – Gonzaga, Santos
Reservas: 13 3285-6900 / 13 99650-4476
@parquebalneariohotel | www.atlanticahotels.com.br

Novo Mercado de Peixe

Por último, para terminar nosso roteiro, nada melhor que curtir uma outra experiência gastronômica bem caiçara, uma visita ao Novo Mercado de Peixe.  A nova casa foi recentemente repaginada e concentra lojistas com as mais diversas delícias do mar. Tudo bem fresquinho. Mas a dica mesmo está no primeiro andar!

Onde comer em Santos: Restaurante Paru

Á princípio, é interessante saber que a proposta do restaurante Paru, comandado pelo chef Dário Costa é servir comida de rua, do mar. Ou seja, é uma lanchonete, cujo cardápio inclui sanduíches, porções, peixes e frutos do mas na brasa. O menu é enxuto justamente para que não haja desperdício, com peixes frescos e locais, valorizando o simples e aproveitando ao máximo todas as partes dos insumos nas receitas. Além disso, tudo é servido em embalagens ecológicas e descartáveis.

O carro chefe da casa é o churrasco de frutos do mar. Você pode escolher na hora quais os opções vão para grelha! Tem o peixe do dia, o polvo, que é uma delícia! Mas a minha dica mesmo é o prime rib de atum. Sério, experimente o atum! É indescritível.. ele desmancha na boca! Eles ainda acompanham um espeto de legumes, pão de alho e farofa, como um churrasco tradicional mesmo!

O bacana é que além de poder degustar essas delícias por lá, você pode escolher a dedo as peças no Açougue do Mar e levar os ingredientes selecionados para o preparo em casa!

E se estiver se perguntando de onde conhece o Dário, provavelmente seja da TV! O chef santista foi vencedor da segunda edição do reality Mestre do Sabor, da Rede Globo e também já participou do MasterChef, da Band

Eu amei a experiência e não vejo a hora de voltar!

Paru Restaurante
Terça a domingo, das 9 às 17 horas.
Av. Governador Mário Covas Júnior, 3.050 – Ponta da Praia (dentro do Mercado de Peixes)
13 3261.4055 | @parurestaurante

E pode ter certeza que não é só isso… Santos é um lugar maravilhoso, com incontáveis atrações. Foi ótimo poder turistar na minha própria cidade e compartilhar com você um pouquinho do porque eu gosto tanto dela! Não deixe de assistir o vídeo completo, e se curtir, já se inscreva em nosso canal! Ah, e claro, se seguir qualquer uma de nossas dicas, compartilhe com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.