Pular para o conteúdo

Viagem a Santa Catarina: Florianópolis + Blumenau e Pomerode

Hoje o Pronta Para o Sim te leva para Santa Catarina. Acompanhe nossa visita a Blumenau, Pomerode e Gaspar, no Vale Europeu, e também um passeio por Floripanópolis, destaque do espetacular litoral catarinense.

Depois confira também nossa matéria sobre Balneário Camboriú e Beto Carrero World.

Florianópolis

Não é a toa que Florianópolis recebeu o apelido de Ilha da Magia. São cerca de 42 praias que cercam a capital, com atrações imperdíveis para casais de todos os estilos. Te convido a nos acompanhar nesse roteiro delicioso. 

Mesmo em apenas um dia por aqui, você consegue visitar as principais praias e pontos turísticos da ilha, principalmente se estiver de carro. Para um roteiro de 1 dia, alugar um carro ajuda a otimizar o tempo e possibilita  conhecer mais lugares.

Praia Mole

A animada Praia Mole atrai banhistas que buscam agito e ótima estrutura. Tem mar mexido, água limpa e gelada e uma longa faixa de areia fofa, o que dá nome à região. Um delícia!

Jurerê Internacional

E aposto que já ouviu falar sobre Jurerê: uma das praias mais badaladas do Brasil. O agito é garantido por aqui! Fica no bairro de Jurerê, no norte da ilha. Tem cerca de 3 km de extensão de areia e águas tranquilas.

A região ficou famosa por atrair grandes empreendimentos imobiliários. As casas de cinema e o centro comercial de altíssimo padrão garantiram a região o apelido de Jurerê Internacional. Não deixe de conhecer!

Dunas de Areia

E não é só o Nordeste que tem dunas. Aqui entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição você também encontra as gigantes montanhas de areia, que atraem muitos turistas e praticantes do sandboard, o surfe de areia. 

Você também pode experimentar escorregar pelas dunas. Há aluguel de todos os equipamentos necessários no local.

Há outras dunas menores em Campeche, Armação, Pântano do Sul e também entre as praias dos Ingleses e Santinho.

Praia da Joaquina

Gastronomia: Criação de Ostras

Outro destaque da região é a gastronomia caiçara. Amantes de frutos do mar, como eu, são servidos com uma imensa variedade e extrema qualidade. 

Inclusive, Floripa é o melhor lugar do Brasil pra comer ostras. Quase 80% da produção nacional se concentra na região. E por isso dá pra apreciar a iguaria fresquinha por aqui! 

Após a colheita, as ostras são submetidas ao processo de depuração, que consiste na filtragem e purificação do molusco. Tudo para garantir total segurança ao consumo.

Visitei o tradicionalíssimo Ostradamus, um dos especialistas na iguaria e provei a versão em natura e a gratinada. Outra ótima pedida é o camarão empanado! Tudo delicioso!

Restaurante Ostradamus
Rod. Baldicero Filomeno, 7640 – Freguesia do Ribeirão da Ilha – Florianópolis, SC
www.ostradamus.com.br

Ribeirão da Ilha

O restaurante fica em Ribeirão da Ilha, um dos bairros mais antigos e charmosos de Florianópolis. Entre as construções arquitetura açoriana, está a Paróquia Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1809.

Santo Antônio de Lisboa

Seguindo para o norte, outra vila que remete ao passado da cidade.

Depois de tantas atrações, nossa parada final é o centro histórico Santo Antonio de Lisboa. Com suas construções preservadas e forte presença cultural caiçara, o charmoso distrito é o lugar perfeito para passar o fim de tarde. 

O local contém registros da colonização açoriana, além de ter tido a presença de espanhóis e da população indígena carijó.

Vale Europeu

Mas não são só as praias que chamam atenção em Santa Catarina. Toda a charmosa região do vale europeu se destaca pela cultura germânica e também pela produção de cerveja artesanal. A região fica a menos de uma hora do aeroporto de Navegantes

E mesmo que a sua estadia seja curta, em um único dia dá pra aproveitar bastante! Um passeio recheado de delícias e paisagens indescritíveis.

Gaspar

No caminho passamos por Gaspar e de longe logo avistamos o maior monumento da cidade. No alto da escadaria de 115 degraus, a Paróquia São Pedro Apóstolo reina absoluta. Vale parar para apreciar de pertinho seu estilo eclético, que combina características de templos góticos e romanos.

A matriz que ficou pronta em 1947, tem torres de 45m de altura e o único relógio de oito mostradores, movimentados por apenas uma máquina, da América Latina.

Blumenau

Seguindo viagem, chegamos a Blumenau, reconhecida pela arquitetura e agenda cultural baseadas nos hábitos e costumes de imigrantes europeus, principalmente, os alemães. Visitei o Parque Vila Germânica, centro de eventos que abriga a tradicionalíssima Oktoberfest. O espaço ainda reúne lojas, restaurantes e cervejarias. Aproveitei para experimentar um delicioso risoto de linguiça artesanal.

Pomerode

A vizinha Pomerode, carinhosamente apelidada de a “cidade mais alemã do Brasil” também merece a visita. Ainda mais rústica e tradicional, é morada de inúmeras cervejarias. Com produção artesanal, oferecem uma surpreendente variedade de opções para o gosto de todos os amantes da bebida de cevada.

Rota do Enxaimel

Outra atração da região é passear pela rota do Enxaimel, composta por mais de 100 construções que seguem esse estilo arquitetônico do velho continente. É um dos maiores acervos desse tipo de construção fora da Alemanha.

As casas construídas no período da imigração chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Observar as casinhas centenárias, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico, é uma verdadeira e bucólica viagem no tempo.

Se gostou da matéria, não esqueça de se inscrever no canal, lá temos mais roteiros por Santa Catarina e outros destinos.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.