Depois de pensar no número de convidados, orçamento e estilo o próximo passo é buscar o melhor local para o casamento. E é essencial que essa escolha seja bem feita, pois o local vai influenciar diretamente em cada detalhe do evento. Mas fique tranquila! Convidamos a assessora e docente em eventos, Simone Verônica, da Enlaces Assessoria, para dar dicas e explicar tudo o que você precisa saber para chegar ao ambiente ideal!
Segundo Simone, “pode-se dizer que os anfitriões convidam e o local acolhe e direciona o perfil e o orçamento dos principais serviços. Na verdade o local é o primeiro item a ser fechado quando se decide comemorar, além de celebrar, uma união. Sem a escolha deste não há como fazer orçamento de decoração, iluminação ou buffet pois cada local tem sua infraestrutura própria, dispõe ou não de mobiliário, oferece ou não cozinha industrial montada, etc.” Ela ainda indica: “o quanto antes fechar, melhor, há locais que são muito concorridos e por isso abrem sua agenda para pré-reservas com até dois anos de antecedência.”
Primeiros passos
Simone explica que o primeiro ponto antes de definir o local é o número de convidados. “Se no decorrer da organização depois de definido o local a lista aumentar, o local pode acabar sendo pequeno demais e a única solução será cortar nomes da lista. Da mesma forma um local muito grande para o número de convidados acarretará em maiores gastos com mobiliário e decoração para “encher” o espaço e não dar um ar de vazio”, garante a especialista.
Então já sabem, como falamos aqui, o primeiro passo de tudo é fazer a lista de convidados. “Com a lista em mãos e definida a data ou ao menos escolhido o mês, é a vez do local”, completa a assessora.
Nesse momento, os noivos já precisam saber se a celebração e recepção serão realizados em espaços diferentes ou ambas no mesmo local. Simone alerta: “Se o local da celebração e da festa forem diferentes é importante lembrar que ambos precisam estar em sintonia, para não correr o risco de ter o local da festa mas não ter mais horário na igreja, por exemplo.”
É importante também ter um perfil da festa antes de fechar o local. Assim a noiva não corre o risco de contratar um espaço inadequado pelo que espera do casamento. Simone ainda completa, “imagine se o sonho é uma festa animada por determinada banda, por exemplo, e o espaço não deixa claro que bandas não são permitidas?!”
Critérios para a escolha do melhor local para o casamento
Alugar um espaço depende de uma seleção minuciosa. É muito importante conhecer todas essas informações antes de fechar o contrato. Se tiver qualquer dúvida, o melhor é consultar alguém especializado que possa garantir que tudo esteja nas melhores condições. E uma boa assessoria de eventos é a melhor aliada nesse processo. Além de indicar os melhores locais, já idealizando o estilo e orçamento do casal, o trabalho deles envolve a vistoria e levantamento desses dados em cada espaço.
Segundo Simone, “os dois pontos essenciais para o local ideal são oferecer não só conforto, mas também segurança”.
Tamanho e conforto | Número de convidados versus capacidade do espaço. É importante saber a capacidade máxima dos locais, com pessoas sentadas ou não. Principalmente levando em consideração o movimento de garçons, por exemplo.
Segurança | É essencial verificar se o local possui saída de emergência e brigada de incêndio. Confira se toda a documentação está correta.
Localização | A distância entre local da celebração e espaço da festa deve permitir que os convidados se desloquem de maneira rápida
Estacionamento | Há vagas para os convidados ou há necessidade de valet ou manobrista?
Climatização | Dependendo do clima, é primordial o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado
Acessibilidade | Há facilidade no acesso para idosos ou cadeirantes, como rampas e elevadores?
Instalações | Verifique condições do piso, pintura, teto e outros detalhes de acabamento. Há espaços abertos? Então pode haver necessidade de contratação de cobertura. Confira a localização e condições de uso dos banheiros e do fraldário. A cozinha também precisa estar apta para receber o buffet nas melhores condições. Verifique também se o abastecimento de itens como papel higiênico, papel toalha, sabonetes será garantido pelo local.
Restrições | É importante conhecer todas as restrições, seja em relação à iluminação, aparelhagem elétrica e de horários.
Acústica e iluminação | Essas informações irão influenciar a necessidade de contratar ou não outros serviços para suprir ou completar qualquer falha.
Equipe | O local oferece equipe de trabalho própria, como recepcionistas, seguranças, manobristas, porteiro, fiscais de banheiro, etc.?
Serviços adicionais | Há algum mobiliário disponível ou precisara ser todo alugado? Alguns salões já oferecem seus próprios geradores também, é imprescindível verificar e alugar se necessário.
Sinalização | Como as de toaletes.
Uma outra dica é que quanto mais novo e mais bonito o local, menos será preciso investir em decoração. Por exemplo, há salões em que as paredes não são muito bem-acabadas e há necessidade de revestir tudo com tecido. Isso vai acabar encarecendo muito a produção. Por isso, é preciso por na balança se vale a pena gastar mais com um local mais refinado, já que isso vai aliviar o preço de possíveis “reparos”.
Gostou das dicas? Se tiver alguma outra dúvida, envie pra gente!