Pular para o conteúdo

Os casamentos de Marilyn Monroe

Marilyn Monroe é um daqueles nomes icônicos. A modelo, cantora e atriz de Hollywood eternizou um estilo próprio de beleza, é considerada um dos grandes símbolos sexuais norte-americanos do século XX e marcou a história da cultura pop para sempre, mesmo com uma carreira tão breve. Os seus figurinos espetaculares se tornaram símbolos do entretenimento, e continuam influenciando todas as gerações seguintes. E neste vídeo, vou falar um pouco sobre esses looks inesquecíveis e também dos seus vestidos de noiva!

Casamento #1 – Norma Jean e James Dougherty, 1942

A Marilyn Monroe se casou três vezes. O primeiro casamento aconteceu em 1942, aos seus 16 anos, quando ainda era conhecida como Norma Jean Baker, seu nome de batismo. A jovem tímida que sonhava em ser atriz teve uma infância conturbada, passando por orfanatos e vários lares adotivos. Conheceu o então vizinho, James Dougherty, de 21 anos. Tiveram alguns encontros, inclusive indo ao Cinema Grauman’s, onde anos mais tarde, em 1953, deixou sua própria marca na calçada da fama. Mas a ideia de casamento mesmo veio de sua mãe adotiva, que não poderia manter sua guarda, como opção para que ela não voltasse para o orfanato.

A fotografia do casamento mostra uma Marilyn morena, seu tom natural, com um vestido de noiva bem tradicional e romântico. O modelo de seda é longo em corte A, tem mangas compridas, detalhes em renda e um decote com babados. Alguns dizem que o vestido foi emprestado, já outros contam que foi sua tia Anna Lower que o costurou para ela. O véu era curto e o penteado meio enrolado era típico dos anos 40. O buquê era de rosas brancas.

O casal viveu uma vida calma por um ano, até que ele se juntou foi convocado pela marinha e ela foi morar com o sogro. Na época, ela foi descoberta pelo fotógrafo David Connor, que a ofereceu uma chance para um trabalho como modelo. Logo se tornou muito popular, seguindo o estilo pin-up, muito tradicional na época. O marido era contra sua carreira, mas concordou que ela fizesse os trabalhos, enquanto não voltasse. Depois de quatro anos de um casamento à distância, Norma Jean finalmente pediu o divórcio, em 1946. Anos depois, o ex-marido declarou que nunca conheceu Marilyn, mas que foi sempre apaixonado por Norma Jean.

Aos 20 anos, ela chegou a estampar 33 capas de revistas, mas queria mesmo ser atriz. Assinou com um executivo da Fox, e foi dele a ideia de adotar um nome artístico, Marilyn de Marilyn Miller uma estrela da Broadway e o Monroe, sobrenome de solteira da sua mãe 

Casamento #2: Marilyn Monroe e Joe DiMaggio, 14 de janeiro de 1954

Depois de 12 anos, a loira conheceu o jogador de baseball Joe DiMaggio. Ao ver uma foto dela, o atleta pediu para que o fotógrafo a apresentasse. Ela no início não quis, mas Joe acabou superando sua expectativa e os dois logo se apaixonaram. O romance deles provocou um grande frenesi na mídia. Em 14 de janeiro de 1954, eles foram declarados marido e mulher na Prefeitura de San Francisco.

Marilyn decidiu não usar branco e eu inclusive, já falei sobre o look em nosso vídeo sobre as celebridades que usaram vestidos de noiva coloridos! Ela usou um vestido lápis marrom chocolate, de lã, com jaqueta combinando com uma gola peter pan de pele de arminho branca. A jaqueta tinha um laço no pescoço, botões brancos e ela usava com um broche no pescoço. Ela carregava um pequeno buquê de orquídeas. Dizem, que com todo o alvoroço da mídia, ela ainda esqueceu um casaco e nunca voltou para buscá-lo.

Em 1998, a roupa do casamento foi vendida em leilão por mais de US$ 33 mil. Seu anel de casamento também foi vendido. A aliança estava sem um dos 35 diamantes, para simbolizar a promessa não cumprida do amor do casal.

Foto de Rick Maiman/Sygma via Getty Images

Apenas 274 dias depois o casal se separou, por conta do ciúmes do jogador. No entanto, ainda continuaram amigos. Depois da morte da atriz, em 1962, Joe providenciou que rosas fossem enviadas para seu túmulo, todos os meses, até sua própria morte, em 1999. E em seu leito de morte, suas últimas palavras foram, “Vou finalmente ver a Marilyn.”

Casamento #3:  Marilyn Monroe e Arthur Miller 29 de junho e 1º de julho de 1956

Pouco tempo depois, a estrela conheceu o dramaturgo Arthur Miller em uma festa. Eles começaram a se relacionar, mesmo ele ainda sendo casado, mas trocaram votos logo que seu divórcio foi finalizado.

Ela mudou oficialmente seu nome para Marilyn Monroe pouco antes de se casar, em 29 de junho de 1956 no Tribunal do Condado de Westchester, em Nova York. Para a cerimônia civil, foi noticiado que ela usou uma camisa bege e saia lápis marrom.

Alguns dias depois, celebraram uma íntima cerimônia, para apenas 25 pessoas, realizada na casa de Westchester da agente de Miller em Hollywood. Na cerimônia, Marilyn se converteu ao judaísmo.

Para a ocasião, usou um modelo desenhado por Norman Norell e o figurinista John Moore, que tinha sua cara, era feminino, delicado, mas ainda assim, sexy, um verdadeiro clássico instantâneo.

O vestido midi, de musselina bege claro, tem cintura império, e decote camponês, com busto franzido e mangas transparentes. Para completar, cinto de cetim e luvas brancas. O cabelo estava preso, com um chapéu estilo pillbox, e um véu na altura do queixo. Como não encontrou um como queria, ela o tingiu com café. Recentemente, o fotógrafo, Milton H. Greene, amigo da musa, compartilhou essas imagens raras captadas no dia do casamento. 

Uma curiosidade, é que Arthur deu à esposa, dias após do enlace, um anel com a inscrição “A a M, junho de 1956. Agora é para sempre”. Mas cinco anos depois, o casal se divorciou. 

Vestidos de Noiva do Cinema

Vale lembrar que ela se vestiu de noiva ainda para o filme “Os Homens Preferem as Loiras”, de 1953. Estrelado por ela e Jane Russell, as duas aparecem usando exatamente o mesmo vestido de renda, caminhando até o altar. Seu figurinista, como vários outros vestidos de Marilyn, foi desenhado por William Travel.

Os looks icônicos de Marilyn Monroe no cinema

E por falar em figurino, há vários outros looks famosos da loira. Como o icônico vestido branco que aparece em O Pecado Mora ao Lado.

E o que falar do vestido justo rosa pink, sem alças, com luvas combinando que ela usa em Os Homens Preferem as Loiras. O modelo inspirou inúmeras celebridades, inclusive a rainha Madonna, que recriou o look para seu videoclipe Material Girl.

Fora das telas, também usou modelos incríveis, elegantes e sedutores.

Outro vestido que entrou para a história, foi o modelo todo cravejado de brilhantes que usou na cena antológica, onde cantou no palco, parabéns para você, para o então presidente, J. F. Kennedy. A peça estampou as manchetes recentemente, depois que Kim Kardashian, a comprou de um museu e a usou no Baile do Met Gala 2022.

A atriz morreu em 4 de agosto de 1962, data que completou 60 anos agora em 2022. Ela tinha apenas 36 anos, deixando um legado inegável, que com certeza, ainda vai continuar inspirando mulheres ao longo dos anos!

Eu espero que tenha gostado de acompanhar essas curiosidades, e essa breve linha do tempo baseada em seus vestidos! Já aproveita e me conta qual destes é o seu look preferido da musa!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.