23/06/2015 0 Comments Organização

Os diferentes tipos de casamento

Você conhece todos os tipos de casamento? Durante a organização do evento, essa é uma grande escolha a ser feita! A primeira coisa a saber é se o casal combina mais uma cerimônia formal ou informal? E isso não tem apenas a ver com a decoração. Mas com o cardápio, local, horário e ritmo da cerimônia.

Casamento Informal

O estilo informal é aquele mais simples e íntimo. Apesar de ainda envolver parte da tradição, são mais irreverentes e não presos a todo o ritual. Geralmente a cerimônia acontece no mesmo local da recepção, quando abre-se mão de realizá-la em igreja. E podem ser ministradas por um cerimonial ou até um amigo próximo.

Combinam muito bem com casais mais jovens ou segundo casamento. A recepção também combina com opções mais descontraídas (falaremos ainda sobre elas) assim como buffet, trajes, etc.

Casamento Formal

Já o casamento formal é aquele que todos os padrões tradicionais. A cerimônia é realizada na igreja, seguida da festa. O estilo e decoração não precisam ser necessariamente clássicos, podem ser modernos ou românticos. Mas todas a tradições são seguidas. Geralmente ocorrem a noite em locais fechados.

Conhecendo essas duas alternativas, você pode pensar no melhor formato para vocês. Lembrando que isso funciona mais como um auxílio, para não se perderem no meio do caminho. Já que sua escolha vai influenciar todas as decisões a partir daí, desde os itens mais simples até decoração e buffet.

Mas também, nada segue totalmente uma regra! Você é livre para criar o casamento com que sonha. Sem restrições. Digamos apenas que manter um padrão, cria um casamento muito mais coerente. Por exemplo, vocês querem um casamento bem descolado, com muito agito pista de dança, mas ao mesmo tempo querem um jantar requintado, servido completo. Talvez no fim das contas isso não se encaixe. Um buffet mais prático vai deixar os convidados mais livres pela festa!

Agora vamos aos principais formatos, que estão diretamente ligados ao tipo de cardápio.

Brunch

O nome veio da mistura o “breakfast” e o “lunch”. Geralmente é servido entre 11 da manhã e toda a tarde.

No cardápio entram as opções do café da manhã. Para beber, leite, café, chás, chocolate, sucos de fruta. Para comer, pães variados, bolos, biscoitos, broas, frios, omeletes, tapioca, geléias, etc. E também pratos de almoço, como crepes, panquecas, suflês, tortas, saladas e frutas secas.

Segundo o “Casar Sem Frescura”, da especialista Claudia Matarazzo, o interessante é manter a simplicidade. “Tudo o que é servido pode ser comido em pratos pequenos, com talheres de sobremesa.”

tipos-casamentos-brunch-prontaparaosim

Seasons Concierge Services

Espumante e bolo

É uma forma simples e prática de comemorar o casamentos. Pode acontecer no local da cerimônia ou próximo e combina mais com os períodos do final da manhã e tarde.

Pode ser uma ótima alternativa para quem não tem condições de fazer uma festa maior. Mas não dá para generalizar. Muita gente prefere esse estilo de comemoração e investe a quantia que gastaria no buffet, em doces, champanhe e bolos sofisticados.

tipos-casamentos-boloechampanhe-prontaparaosim

Bundt Bakery

Mini Wedding

Eles estão em alta! Os mini weddings são como o próprio nome diz, casamentos em menor escala. E apesar de ser mini, não interfere no buffet, local ou formalidade do evento. Está diretamente ligado ao número de convidados, que geralmente é de até 100 pessoas e por isso, mantém um ambiente bem intimista e acolhedor. A ideia é bem contrária daquela de antigamente, quando a ordem era convidar todo mundo: desde aqueles familiares mais distantes até todos os amigos dos pais! O que além do grande gasto, refletia em uma cerimônia recheada de verdadeiros desconhecidos, onde se gastava metade da festa cumprimentando os convidados por praxe. Agora a ideia é enxugar a lista para os nomes mais íntimos e próximos ao casal!

tipos-casamentos-mini-wedding-prontaparaosim

Coquetel

É uma opção mais simples, onde não é servido o jantar. Primeiros são servidos os canapés e salgados, comidinhas mais simples (como as finger food) e bolo. Se optar por pratos quentes, deve-se penar em opções mais básicas, que possam ser comidas apenas com um garfo. A grande vantagem é poder manter lounges ao invés de mesas e cadeiras, o que deixa os convidados mais livres, descontraídos e facilita a interação entre eles. Combinam com fim de tarde e começo de noite, mas nada impede que comecem mais tarde.

tipos-casamento-coquetel-prontaparaosim

Almoço ou Jantar completo

É a opção mais clássica, onde são servidos: canapés ou salgados; entrada ou caldo; primeiro prato (que podem ser crepes, risotos, tortas, massas); prato principal, carne, ave ou peixe e sobremesa. É a escolha da maior parte dos casamentos. Geralmente começa mais tarde, tem uma duração maior e mais opções de entretenimento.

tipos-casamento-jantar-prontaparaosim

Naples Bay Resort & Marina

Destination Wedding

É o queridinho do momento! É quando os noivos casam fora da cidade em que moram. Seja pela vontade de viver a cerimônia em um local diferente ou uma afinidade com o lugar em questão. Todos os convidados viajam junto para o local desejado. O melhor é que a própria viagem já é um evento! A maior parte dos casamentos dessa modalidade acontecem em praias maravilhosas ou em cidades bem românticas!

tipos-casamento-destination-wedding-prontaparaosim
Foto de capa: Kehoe Designs e John Benavente Photography.

E agora que já sabe as diferenças, qual será a sua escolha?