Como a gente sabe, pandemia provocou grandes transformações em todo o mundo, e é claro que esse novo cenário se reflete no mercado de eventos. Por isso hoje, listamos as grandes tendências para casamentos para os próximos anos!
Mais Significativos
Sem dúvidas, muito do que a gente vai daqui pra frente será influenciado pela pandemia, principalmente em relação a formatos e estilos. Mas em geral, uma coisa é certa: os casamentos serão mais significativos do que nunca, um momento cuja a intenção principal é celebrar o relacionamento, estreitar laços e criar memórias de qualidade com a família e amigos. E, vamos ser sinceros, uma oportunidade maravilhosa para finalmente reunir todos que amamos.
Como eu digo para todas as noivas que lamentaram o adiamento forçado, imagina o quanto essa festa será ainda mais comemorada e festejada. As grandes formalidades serão deixadas de lado, principalmente, nesse primeiro momento, para focarmos no que é essencial. Com isso, teremos eventos mais naturais e pensados especialmente para o casal.
Hyper Personalização
O que nos leva ao tema mais importante: personalização. Eu sempre falei da importância de ter um casamento com a cara do casal.. que realmente represente eles. Mas o que noivos precisam entender que isso vai muito além de colocar itens deles na decoração, ou pensar em um cardápio que amem.
O importante mesmo é criar cenários onde a individualidade do casal é levada a sério e todas as escolhas se baseiam em seus gostos. Independente que isso fuja do tradicional. Aliás, vamos ver cada vez mais cerimônias diferenciadas…. A ordem agora é quebrar regras, e viver exatamente o dia dos sonhos.
Toques de Nostalgia
E nessa onda de personalização, na lista de tendências para casamentos também temos a nostalgia. Seja olhando para a geração dos pais ou para sua própria infância, os noivos podem abusar os detalhes que remetam a família. Afinal, nada melhor que lembrar o passado, nessa nova fase. Vale colocar fotos do casamento dos pais na decoração.
Eu já vi uma inspiração onde os noivos fizeram um mural com fotos dos casamentos de todos os convidados e ficou a coisa mais linda!
Dá pra usar fotos dos noivos quando criança também. Os parentes vão amar esse lembrança! E qualquer outra recordação relativa a casamentos é bem-vinda. Imagina, se a noiva ainda tem guardada a Barbie noiva então? Pode pensar em um jeito criativo de incluí-la na decoração.
Rituais diferentes
A cerimônia do casamento também deve ser pensada de forma personalizada. É claro que a gente ama as celebrações tradicionais, principalmente quando envolvem ritos religiosos. Mas nada te impede de acrescentar outros tipos de rituais ao evento.
As celebrações alternativas, como as cerimônias celtas, vem ganhando cada vez mais adeptos. Você também pode acrescentar pequenos rituais dentro da sua própria cerimônia, como o do laço, o das areias ou o do vinho.
Celebrante
O papel do celebrante também é cada vez mais importante. As cerimônias tendem a ser mais ricas em detalhes sobre a história do casal e cada palavra deve ser pensada especialmente para eles.
E aqui vale contratar um profissional, que é especializado em conduzir esses momentos dando o tom que o casal deseja. Ou até mesmo, convidar alguém especial, seja amigo ou familiar para assumir essa tarefa.
O casamento da cantora Luiza Possi, por exemplo, foi celebrado por sua mãe, Zizi Possi. Ou imagina ainda a possibilidade da celebração ser feita por vocês mesmos?
Locais Diferentes
Se por muito tempo, as igrejas eram os únicos lugares procurados para as cerimônias, agora dão lugar, cada vez mais, para espaços diferenciados. Ao longo da história, você pode ter certeza que muitos casais, mesmo não religiosos, acabavam escolhendo a igreja por parecer a única opção. Elas ainda são cenários fantásticos, mas fazem mais sentido para casais que realmente seguem os rituais religiosos.
Nos últimos anos, principalmente, a gente vê cada vez mais eventos em lugares como praia, sítios, campos, espaços ao ar livre, em geral. Mas dá pra ir ainda além, e escolher espaços com os quais os noivos mais se identificam.
Pode ser em um restaurante que os dois adorem, em bibliotecas, teatros, escolas, ou até em praças.. lugares que realmente signifiquem algo para o casal, que façam parte da história, e que representem uma relação afetiva com dos dois.
Foto @liacamargo Foto @liacamargo
Home Wedding
E por que não um casamento em casa? Tem lugar mais significativo que a casa dos pais, ou o quintal dos avós? Ou o próprio lar dos noivos? A ideia é ressignificar cada vez mais os espaços das nossas casas, e pensar neles como opções seguras, confortáveis e aconchegantes.. principalmente nesse período de pandemia. Nem que seja, pelo menos para um primeiro evento, para marcar a data, e que depois seja comemorado com uma festa maior.
Quem já apostou nesse formato foi a youtuber Karol Pinheiro, que realizou seu casamento civil em seu apartamento. O resultado ficou super intimista.
Foto @karolpinheiro Foto @karolpinheiro
Ou que tal um espaço com jeito de casa? Tenho certeza, que como eu, já acompanhou filmes norte-americanos como o “Pai da Noiva”, que mostra os bastidores da organização e montagem do casamento na casa dos pais. É uma tradição bem comum por lá. Mas ninguém precisa ter uma mansão como nos filmes para realizar um evento incrível. Até porque, pra quem trabalha no ramo, sabe o quanto um evento desse porte pode judiar das instalações.
Então por que não alugar uma casa? Há cada vez mais espaços nesse formato já preparadas para eventos. O mais importante, é criar um ambiente de aconchego, para que os convidados se sintam mesmo em casa! Com o bônus de poder escolher localizações maravilhosas também.
Foto: Divulgação Casinha Quintal Foto: Divulgação Casinha Quintal
Micro Wedding
E já que falamos em casamentos em espaços pequenos, é uma boa hora para lembrar que as listas de convidados nunca estiveram tão enxutas. A gente já vinha falando sobre os mini wedding, para em média até 80 convidados, mas agora, uma nova modalidade, de micro weddings também está sendo muito buscada. Os casais têm procurado eventos mais intimistas, casuais, e porque não também mais econômicos, para 40 convidados ou menos.
Um atmosfera de maior simplicidade, com convidados mais à vontade. Aliás, a maior diferença desse formato é permitir uma maior interação com todos.
Elopement Wedding
E não esqueça da modalidade sem convidados, o elopement wedding. Tem muita gente abrindo mão da presença de entes queridos, para viver um experiência totalmente diferente, com foco no casal. Nesse tipo casamento a dois acontece a troca de votos entre o casal na presença ou não de um celebrante. Pra compensar a falta dos amigos e familiares, dá pra ir para o lugar dos sonhos, por exemplo. Já imaginou?
Outra ideia é incrementar o ensaio pré casamento e aproveitar esse momento para fazer uma espécie de elopement. Que tal ler uma carta de amor para o outro? Pode ser em um cenário lindo, ou até em casa mesmo. Ótimo para os casais mais tímidos, que não conseguiriam se expressar da mesma forma com plateia. E o mais bacana é que o fotógrafo e ou o videomaker podem eternizar esse momento lindo, cheio de emoção e o ensaio ganhará outro significado.
Dois casamentos
A gente já acostumou a ver as celebridades fazendo mais de um casamento… e ao que tudo indica, fazer mais de uma celebração pode deixar de ser privilégio dos famosos, e ser uma tendência cada vez mais normal, para todos. Pode ser uma civil ou religiosa menor, e depois uma festa simbólica maior. Um na igreja, outro na praia ou campo… O melhor disso tudo, é ter mais tempo para planejar uma festa maior depois, e tirar aquela pressão enorme do dia.
Foto: Acervo Pessoal Bel e Felipe Foto: Acervo Pessoal Bel e Felipe
Destination Wedding
E após um período longo de isolamento social, e principalmente longe do turismo, o destination wedding, aquele casamento que acontece durante uma viagem continuará em evidência. Nesse primeiro momento, os destinos nacionais são privilegiados, por diversos motivos. Sorte a nossa por termos tantos lugares incríveis, às vezes pertinho da gente. E mesmo lugares não tão buscados para casamentos normalmente, podem se revelar destinos surpreendentes.
Lembra do toque de nostalgia? Que tal voltarmos às nossas raízes, e correr para o conforto da sua cidade natal, ou aquela lugar onde amam passar férias juntos? Pensar em pequenas viagens, na nossa própria região, pode facilitar e muito a logística e de quebra ajuda a enaltecer a cultura, o artesanato, e incentivar os pequenos negócios locais.
Eventos Longos
Uma das grandes vantagens do destination wedding é a possibilidade de criar eventos mais longos. E os chamados weekend wedding, ou casamento de fim de semana estão em alta. Afinal, melhor que aproveitar o grande dia com convidados queridos, é poder estender as comemorações!
A modalidade consiste basicamente em contratar um espaço para o casamento que já ofereça hospedagem própria. Assim os convidados ficam alojados todos no mesmo espaço e podem aproveitar de mais momentos juntos. Podem fazer todas as refeições juntos, e ainda curtir em conjunto as atividades oferecidas, como passatempos na piscina, ou até city tours.
Casamento Diurno
Quando falamos em casamento, tenho certeza que você já imagina automaticamente um evento realizado no mínimo até a tardezinha e que vai até altas horas. E eu sei que a gente só associa uma festa animada a noite… Mas essa é mais uma regra que vem caindo, já que os casamentos diurnos, estão sendo cada vez mais procurados. E quando digo diurno, é cedo mesmo, eventos na hora do almoço. Na Europa, a prática sempre foi muito comum, as cerimônias costumam acontecer às 11h ou 12h e são seguidas pelo almoço.
O primeiro ponto positivo do horário é aproveitar a luz natural. A decoração também pede uma pegada mais leve, eu já imagino gazebos e jardins floridos! Dá pra se jogar também na estética boho chic que está super em evidência. As convidadas podem abusar dos chapéus, fascinators… que eu, particularmente, acho lindo! E fora tudo isso, a festa também vai terminar mais cedo e todo mundo consegue acordar bem no dia seguinte!
Dias da Semana
Outra coisa que pode mudar nesse novo normal é pensarmos em festa nos dias de semana. Primeiro, porque com todos as remarcações de 2020, a agenda de 2021/22 da maioria dos fornecedores pode estar muito atribulada. Fora a questão da disponibilidade, eventos durante a semana costumam ser mais acessíveis, exatamente por não ter tanta procura. O mais importante é pensar em um horário que dê tempo do convidado se arrumar após o trabalho. É interessante pensar em uma cerimônia mais enxuta, o jantar logo na sequência e o depois é só festa.
Sustentabilidade
Outra tendência que já é realidade e nunca mais sairá de pauta é a sustentabilidade. Os casais estão cada vez mais conscientes do impacto que uma festa como um casamento pode gerar ao meio ambiente e vem se preocupando em fazer escolhas mais verdes e saudáveis. Afinal, consciência ambiental é responsabilidade de todos nós.
E há várias maneiras evitar desperdícios e tornar a festa mais ecologicamente correta, como o uso de convites com papel semente, a escolha de flores plantadas para a decoração, ou lembrancinhas comestíveis, com embalagens recicláveis.
Economia
Chega de casamento ostentação! Como falamos até agora, os eventos enormes e muito luxuosos tem dado lugar a outros mais autorais e diferenciados. E isso pode refletir no bolso! É chegada a hora de fazer escolhas mais conscientes, para valorizar mesmo o que se viver neste dia tão especial, e não o que é “criado” para o registro. Fora isso, estamos vivendo em uma fase econômica mais difícil, que exige muito planejamento financeiro para ninguém começar a vida a dois endividado.
Casamento Online: Transmissão Ao Vivo
Nessa quarentena, vimos muitos casamentos sendo transmitidos ao vivo, e ao que tudo indica, esse tipo de evento híbrido, em parte offline e parte online pode se tornar cada vez mais comum. É lógico que a gente não abre mão de ter pessoas queridas presentes, mas agora há novas possibilidades para compartilhar esse momento com quem não poderá comparecer.
E pode ser feito com desde posts mais simples em tempo real nas próprias redes sociais até transmissões profissionais, com várias câmeras, que não perdem nada para eventos televisivos, e ainda permitem a interação remota.
O bacana é pensar na experiência que o convidado pode ter de casa, seja enviando para ele uma garrafa de espumante para o brinde, ou uma caixa com docinhos! Quanto mais utilizar todos os sentidos: auditivos, visuais, olfativos, do tato e também do paladar, mais rica será essa fusão do online com offline.
Vídeos para as redes sociais
Eu não podia deixar de falar dos vídeos para as redes sociais que estão bombando. Até porque, sempre que eu compartilho algum em nosso Instagram @prontaparaosim vira sucesso. Aliás, já passou por lá? segue a gente que temos inspirações e dicas todos os dias!
Mas Fabiola, que vídeo é esse que você está falando? Estou falando daquele vídeo, gravados muitas vezes já em formato vertical, pensado especialmente para os stories e os reels do Instagram e também para o TikTok.
Viralizaram aqueles desafios de antes e depois que as noivas fazem com as madrinhas, mas também já vi dancinhas, dublagens, passo a passo da montagem da festa e todo o tipo de conteúdo divertido do casamento. Aliás, temos um vídeo no canal com alguns dos vídeos que bombaram!
Álbum de Lua de Mel
Ainda falando em foto e vídeo, outra tendência que venho acompanhando é o álbum de lua de mel. Sim! Casais que podem separar um orçamento mais generoso para a lua de mel, ou que de repente, ganharam esse valor nas listas de presentes online, estão se presenteando com um ensaio profissional.
Já que estão em um lugar dos sonhos, vivendo dias inesquecíveis, nada melhor que ter um registro a altura. Chega de pau de selfie ou ficar pedindo para turistas fazer os cliques.. que sempre acabam saindo bem meia boca, diga-se de passagem. Com um fotógrafo acompanhando pelo menos 1 dia da viagem, vai ter foto para abastecer o instagram o resto do ano! Brincadeiras a partes, há cada vez mais profissionais que fazem esse serviço, nos destinos mais diferenciados. Vale pesquisar o seu com antecedência!
Gratidão
E por fim, e não menos importante, claro que não, a gratidão está em evidência. É hora, mais do que nunca, de incorporar atos de agradecimento a esse grande dia! De deixar claro, para seu convidado, o quanto a presença dele é querida. Pense em bilhetes de agradecimentos ou notas simbólicas, se possível até feitas a mão e dispostas no lugar marcado de cada um. Um processo que pode levar um tempinho a mais nos preparativos, mas faz toda a diferença. Pode caprichar também em um discurso de agradecimento.
Ou imagina até deixar algumas velas e fósforos nos arranjos das mesas, e convidar a todos que as acendam juntos em determinado momento.. criando um ambiente super acolhedor.
Toda essa gratidão por poder viver esse dia, com alegria e saúde também pode ser representada em gestos de caridade. Pode pedir uma doação para algum projeto social ao invés de presente, e também verificar a possibilidade da doação da comida que sobrou ou dos arranjos de flores para instituições como asilos. Caridade e bondade são sempre bem-vindos.
Independente de tendências e novidades, nenhum modismo vai estar acima da vontade de comemorar. As inspirações não são regras, pelo contrário. A única regra é casar do jeito que vocês quiserem!
Espero que você tenha gostado das dicas… ainda vamos falar sobre tendências de decoração, vestidos e muito mais.. então já se inscreva em nosso canal e continue ligada em nossas redes!
Você também vai gostar:
– Retrospectiva 2020 – Histórias de Amor na Pandemia
– Tendências de Cores – Como usar a cor do ano em casamentos