As bodas de casamento são comemorações que celebram o aniversário da união, e uma data ideal para comemorar o relacionamento e renovar os votos do casal. Mas você sabe de onde vem essa tradição?
A origem das bodas de casamento
Para começar, vale entender que boda é uma palavra com origem no latim “vota”, que pode ser interpretada como desejo ou promessa. E por isso, para os casais, ganhou o significado de renovação e celebração da data. Geralmente usamos o nome no plural, bodas, que se referem aos votos matrimoniais feitos no dia do casamento.
A princípio, as primeiras comemorações surgiram na Alemanha, onde era costume, em pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e outra de ouro aos que chegassem aos 50 anos de união.
Portanto, tradicionalmente, essas eram as duas principais datas comemoradas. Com o passar dos tempos, a tradição transpassou culturas e cada região adaptou a sua maneira, com celebrações anuais, com nomes e símbolos diferentes. De uma maneira geral, a ideia transmitida é que, quanto mais tempo juntos, mais resistente se torna o material que simboliza a Boda, do mais frágil ao mais valorizado.
Como celebrar as bodas de casamento
Frequentemente, muitos casais aproveitam a data para celebrar cada ano de uma forma especial. Imagina pensar em uma mesa temática ligada a cada título? Então, pode ser um jantar romântico a dois ou uma reunião com família e padrinhos. Alguns atualizam também as alianças, com gravações internas, com os novos marcos atingidos. Já outros preferem realizar uma viagem, uma nova lua-de-mel.
E finalmente, os cristãos costumam comemorar os aniversários de casamento em eventos na Igreja. E depois de alguns anos, os casais também podem organizar uma renovação de votos, muitas vezes já na presença dos filhos, o que torna tudo muito mais especial.
Aqui no Brasil os títulos de bodas de casamento ficaram conhecidas assim:
1º – Bodas de Papel
2º – Bodas de Algodão
3º – Bodas de Couro ou Trigo
4º – Bodas de Flores, Frutas
5º – Bodas de Madeira ou Ferro
6º – Bodas de Açúcar ou Perfume
7º – Bodas de Latão ou Lã
8º – Bodas de Barro ou Papoula
9º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro
55º – Bodas de Ametista
60º – Bodas de Diamante
65º – Bodas de Platina
70º – Bodas de Vinho
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
85º – Bodas de Girassol
90º – Bodas de Álamo
100º – Bodas de Jequitibá
Gostou dessa curiosidade? Então já se inscreva no canal para não perder nenhuma de nossas novidades! Até a próxima!