Fazer a lista de convidados do casamento é uma das partes mais importantes da organização e sempre gera muitas dúvidas. Por isso, reunimos informações importantíssimas pra noivo nenhum errar mais nessa hora!
Primeiramente, vale lembrar que montar a lista de convidados deve ser a segunda coisa a ser feita quando se decide casar. A primeira é conquistar o noivo!
Exageros à parte, essa passo inicial é tão importante basicamente porque, toda a organização, como a escolha do local, das mesas, lembranças, ou seja, TUDO será feito a partir dessa lista. Portanto, quanto antes souberem pelo menos o número médio de convidados, o tamanho que o casamento terá, melhor!
Vale lembrar, que convidar é uma arte e exige organização e dedicação. Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica” e o convite, não só o papel mas a maneira como o convite é feito, é a primeira impressão que irá gerar as expectativas de tudo que está sendo planejado.
Tem um presente especial para você no fim da matéria! ↓
Quem convidar par o casamento?
Mas afinal, como fazer a lista de convidados?
Antigamente, os casamentos tinham um caráter mais de status social e envolviam até mesmo interesses comerciais dos parentes.
Hoje, o cenário é bem diferente, ainda bem. São os próprios noivos, na grande maioria das vezes, que bancam e que fazem suas escolhas. O casamento é um rito de passagem e simbolicamente representa a aliança de duas famílias para a formação de uma terceira. E o único status envolvido é criar um dia muito importante e especial em suas vidas e que deve ser compartilhado com quem se realmente tem carinho e intimidade.
E aí que o assunto fica polêmico, porque tudo é muito relativo nesse sentido. A gente sabe que às vezes há amigos que podem ser mais próximos do que muitos parentes.
Como fazer a lista de convidados do casamento
O assunto é delicado, afinal a gente sabe, que muitas vezes amigos podem ser mais “chegados” do que membros da família. Portanto, nossa sugestão é se criar uma lista inicial com todos os nomes, dividida em 3 partes:
1) os que não podem deixar de ser convidados (parentes e amigos íntimos);
2) os que gostariam de convidar parentes distantes e amigos e
3) os que gostariam de convidar mas estão dispostos a abrir mão se necessário. É por esta última que começam os cortes.
Dica de Ouro: Devo convidar ou não?
E agora, uma dica de ouro! Se ainda estiver difícil definir, se a pessoa será ou não convidada, tem algumas perguntas que podem te ajudar nesse momento.
1- Qual foi a última vez que viu essa pessoa?
2- Sabe como é o seu dia a dia?
3- Foi no casamento dela?
4- Passo as férias e aniversários com essa pessoa?
5- Você já foi na casa dela ou ela na sua?
6- Ela conhece a história do relacionamento de vocês?
7- Já falaram sobre o casamento?
9- Você se sente à vontade perto dela ou ela vai fazer do seu dia melhor?
10- Você mudaria a data do meu casamento caso ela não pudesse ir?
Quanto custa um convidado?
Geralmente, costumamos ter uma impressão errada, que um convidado custa apenas o valor do buffet. Já ouvimos inclusive aquela situação infame, de quando um convidado quer convidar e ainda fala, que pagaria por essa pessoa extra. Mas esse valor, reflete em todos os itens, muito além do buffet. Há o custo por cabeça do bartender, lembranças, mesas e cadeiras alugadas, souplats e vários outros itens que são contados por pessoa.
E os convidados dos pais?
Outro assunto bem delicado. Hoje em dia, diferente do que acontecia antigamente, os noivos costumam “bancar” a própria festa, o que diminui a influência e exigências dos pais. Devemos lembrar que a festa de casamento é uma festa familiar, um rito de passagem e simbolicamente representa a aliança de duas famílias para a formação de uma terceira. O ideal é que o casal converse entre si e decida qual o caminho a seguir, cada um faça a sua lista individual e depois com seus respectivos pais, para ver quem os pais estão “acrescentando” e daí os cortes”.
Devemos levar ainda em consideração outros pontos como:
– O número de convidados será dividido igualmente? Ou seja, em uma festa de 200 convidados, serão 100 para cada um?
– Qual a quantidade que irão pagar e quanto estão dispostos a passar desse número. Lembrando que, muitas vezes, os pais estão dispostos a contribuir com seus excedentes porém nem sempre é viável, devido a uma questão de capacidade da infraestrutura.
Caso não haja orçamento ou estrutura para todos, é sempre melhor convidar amigos próximos do casal, do que convidados dos pais que os noivos nem conhecem.
Como calcular a lista de convidados
Não há uma ciência exata que chegue a este número, mas o número de “faltantes” pode variar entre 10 e 20% dependendo de vários fatores: grau de parentesco e amizade, local da festa, dia da semana, horário, dentre outros.
A confirmação de presença ativa, ou seja, aquela em que alguém entra em contato com o convidado perguntando sobre sua presença ou ausência, é a maneira mais prática de se aproximar do número de convidados que comparecerão ao evento. Hoje, com os sites de casamento, esse processo já ficou mais fácil, mas culturalmente, a gente sabe que o brasileiro não costuma entender a importância dessa confirmação. E muitas vezes, quando perguntados pelos noivos, ficam até com vergonha de dizer que não irão e acabam contando como um falso positivo.
O que é claro, irá impactar negativamente a organização do seu orçamento.
As crianças entram na lista?
A não ser que se organize um espaço kids com alimentação própria, as crianças, que não são bebês de colo, devem ser contadas sim. Até porque, a maioria dos buffets cobra mesmo que uma porcentagem do valor, a partir de determinada idade.
Crianças de mais de dois anos, já se sentam à mesa e como qualquer convidado, esse lugar já inclui uma montagem de pratos, talheres, sousplats, etc. Então é muito importante levar sim essa presença em consideração na hora de fazer a lista.
Como organizar a lista para o dia do casamento?
Quanto mais completa a lista, menos dor de cabeça na hora de entregar os convites. Simone complementa: “Uma lista de convidados bem feita economiza muito tempo em vários estágios da organização como orçamento de convites, contrato de calígrafos, envio de convites por correio e até na lista da recepção da festa.”
As planilhas podem te ajudar a organizar outros aspectos também, como opções diferenciadas de cardápio (como vegetarianos ou celíacos), quantidade de bebida alcoólica, lembrancinhas, etc. Ou seja, quanto mais informações sobre os convidados, mais fácil será planejar esses itens.
E para facilitar ainda mais, disponibilizamos um arquivo de Lista de Convidados que vai te ajudar muito! É só se inscrever em nossa lista de e-mails para baixar.
[wpforms id=”18878″ title=”false”]
Gostou das dicas? Tem alguma outra dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!
Quero a lista de convidados.
Interessante!