O casamento de Grace Kelly, queridinha de Hollywood com o príncipe de Mônaco completa 65 anos em 2021. O seu vestido de noiva talvez seja um dos mais icônicos de todos os tempos. Ele ainda é lembrado em todas as listas dos vestidos mais incríveis! Em comemoração à data, relembramos o evento e contamos todos os detalhes desse enlace histórico.
Grace Kelly
Grace Kelly era uma atriz, norte americana, que estrelou onze filmes, entre eles, o The Country Girl, que no Brasil ganhou o nome de Amar é Sofrer. Sua atuação no longa dramático garantiu um Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Atriz. Ela era a queridinha do diretor e estrelou seus sucessos “Janela Indiscreta”, “Disque M para Matar” e “Ladrão de Casaca”.
O Pedido de Casamento de Grace Kelly
Durante o Festival de Cannes em 1955, conheceu o príncipe de Mônaco, Rainier III. Na ocasião, ela foi convidada para fazer um ensaio fotográfico com o monarca.
Depois de quase um ano trocando correspondências, ele a visitou nos Estados Unidos e em apenas três dias, a pediu em casamento, com uma aliança da Cartier, de diamantes e rubis, as cores de Mônaco.
Depois, ainda a presenteou com um anel de noivado icônico, da mesma joalheria, que tem um diamante central em corte esmeralda, de nada mais nada menos que 10,48 quilates. A musa, inclusive, chegou a aparecer em alguns filmes usando a imponente joia.
O Casamento de Grace Kelly
A gente sabe que ao longo da história, esse tipo de casamento representava muito mais do que a união propriamente dita de um casal, e poderia envolver interesses até comerciais. Se achar que virar princesa é fácil, saiba que a família de Grace, inclusive, teve que pagar um dote de US$ 2 milhões à família real em Mônaco.
Independente disso, é claro, que a história de amor à la conto de fadas, da queridinha de Hollywood abriu mão da carreira, aos 26 anos, para entrar para a realeza europeia ganhou grande atenção da mídia.
O evento foi considerado o casamento do século. Para ter uma noção, o pequeno estado, com cerca de apenas 23 mil habitantes, recebeu 1500 repórteres, número maior que o da cobertura de toda a Segunda Guerra Mundial.
A noiva viajou de Nova Iorque para Mônaco de navio, acompanhada por 50 amigos, familiares e do seu cachorro, é claro! E foi recebida com as boas vindas de uma princesa, com vários dias de festas e jantares.
A cerimônia civil
A primeira cerimônia aconteceu em 18 de abril de 1956. Grace e Rainier se casaram legalmente na sala do trono barroco do Palácio de Mônaco, em uma cerimônia civil intimista.
Na ocasião, Grace usou um corpete justo com gola redonda e uma saia midi rodada. O conjunto é feito todo a mão, em tafetá rosa claro todo bordado com linha de seda e coberto com renda Alençon na cor champanhe. Para completar, um arranjo no estilo Juliet Cap e luvas de pelica.
O look foi criado por Helen Rose, designer de figurinos da MGM Studios. Ela inclusive já havia ganho o Oscar de melhor figurino, produzindo o guarda-roupa de várias personagens de Grace. Ranier abriu as portas do Palácio para que os cidadãos cumprimentassem a então Princesa Grace de Mônaco. cerca de 3 mil pessoas foram aos jardins da propriedade para vê-la de perto.
Na sequência, ela trocou o look por um vestido longo para participar de uma conferência de imprensa.
À noite o casal foi a uma luxuosa festa de gala na Ópera de Mônaco, onde ela usou um vestido Lanvin de seda branca, acompanhado por uma tiara delicada e um colar de rubis e diamantes. Um dos milhares de presentes que chegaram de todo o mundo: foram jóias, faqueiros, obras de arte, até um carro foi oferecido aos noivos.
O casamento religioso de Grace Kelly
A cerimônia religiosa aconteceu no dia seguinte, em 19 de abril na Catedral de São Nicolau e foi conduzida pelo Bispo de Mônaco. E uma curiosidade, ela entrou antes que o noivo!
Grace Kelly, ícone da moda
Grace já era um ícone de estilo na época, mas ninguém poderia imaginar que seu look noiva se tornaria essa grande referência atemporal. Seu vestido foi considerado um dos mais belos do século XX, e continua inspirando noivas até os dias de hoje. Sem dúvidas, influenciou e muito a escolha do vestido da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, em sua troca de alianças com o Príncipe William.
A Inspiração do Vestido de Noiva de Grace Kelly
O vestido de Grace, também criado por Helen Rose, foi um presente dos gigantes do cinema à estrela. A peça levou seis semanas para ser feita e mobilizou 36 costureiras no departamento de criação dos estúdios. O mais interessante é que a inspiração veio de um vestido de noiva que a própria Rose havia criado para Dorothy McGuire usar no filme Invitation de 1952.
O vestido de Noiva de Grace Kelly
O vestido tem um corpete ajustado, com gola alta e mangas longas, todo decorado com uma renda vintage de Bruxelas point de rose, rebordada com aplicações de mini pérolas. A saia volumosa, em corte de sino, foi toda feita em tafetá de seda, e para completar, uma faixa também de seda marcava bem a cintura. A cauda era formada por duas partes unidas por laços, entre elas uma saia de renda de Bruxelas.
É bem mais complexo do que parece, por baixo do corpete rendado, ainda havia um outro sem alças, fora as três camadas de anáguas que davam volume à saia. Segundo o historiador Stephen Englund, o custo do vestido, entre materiais e fabricação, sem o trabalho da estilista que o desenhou foi de £ 4.500, o equivalente a £ 45.000 atualmente. Ao todo foram usados mais de 23 metros de tafetá de seda, 100 metros de seda, fora as 1.500 pérolas e 800 mil lantejoulas.
Ao invés de tiara optou mais uma vez por um Juliet Cap, todo bordado com renda e pérolas. E no lugar de uma mantilha, um véu de tule feito especialmente para que todos pudessem ver perfeitamente o rosto da musa, com aplicações de rendas em toda a borda, inclusive desenhos de pombinhos.
Ela carregava um buquê de lírio-do-vale e um livro de orações, presente de um amigo da família, que também foi decorado com renda e pérolas.
Os sapatos, com salto médio, foram criados por David Evins. Além de combinarem com o vestido, levavam o nome da noiva na palmilha e ainda um centavo de cobre na sola para dar sorte.
O vestido está exposto hoje no Museu de Arte da Philadelphia, cidade onde a atriz nasceu.
Outra curiosidade é que a House of Creed foi contratada para criar um perfume especialmente para o casamento, com notas das flores usadas no próprio buquê. O Fleurissimo tem uma fragrância floral e sofisticada e já foi usado por Jackie Kennedy e Madonna.
As Damas de Honra
Sete damas de honra adultas acompanharam a noiva, com vestidos de organza de seda amarela. Uma delas, inclusive, escreveu um livro sobre sua experiência no ‘casamento do século’.
A Repercussão do Casamento de Grace Kelly
O príncipe Rainier permitiu que a MGM Studios filmasse todo o evento em troca do término do contrato de sete anos com a atriz. Estima-se que 30 milhões de pessoas assistiram ao casamento na TV em todo o mundo.
Os recém casados desfilaram pelas ruas de Monte Carlo em um Rolls Royce conversível, para que pudessem saudar os milhares de simpatizantes que se aglomeraram nas ruas. Depois acenaram da varanda do palácio.
A Recepção
E foi no Palácio Real que receberam cerca de 700 convidados, entre eles, celebridades como Ava Gardner, Cary Grant, além de nomes como Aristóteles Onassis e Conrad Hilton. Diz a lenda, que a Rainha Elizabeth II se recusou a comparecer ao casamento porque haveria “muitas estrelas de cinema”.
Nem preciso falar que foi uma festança, né? O bolo de casamento de seis camadas foi um presente dos chefs do Hotel de Paris em Monte Carlo. Quando o casal cortou o bolo com a espada de Rainier, um par de rolinhas foi liberado.
A Lua de Mel
E depois, o casal seguiu em lua de mel, embarcado em um cruzeiro de sete semanas pelo Mediterrâneo com direito a uma parada para hospedagem no luxuoso Hotel Formentor, em Maiorca, uma das ilhas Baleares da Espanha. Um ano depois, eles deram boas-vindas à sua primeira filha, a Princesa Caroline, seguida pelo Príncipe Albert e pela Princesa Stephanie.
O que você achou dessas curiosidades sobre o casamento de Grace Kelly? Eu amo conhecer um pouco mais sobre essas histórias e espero que tenha gostado de acompanhar. Aproveita e comenta também que outro casamento famoso gostaria de ver por aqui! Até a próxima!