19/10/2015 0 Comments Decoração

Guia para escolher a paleta de cores para o casamento

Essa será uma de suas primeiras escolhas e afetará diretamente todas as demais. Estou falando das cores para o casamento! Se você está na dúvida de como organizar sua paleta, esse post é pra você! Separamos algumas dicas e informações úteis para te ajudar nessa tarefa.

Afinal, escolher tons que lhe agrade é 50% do caminho para criar um evento com a sua cara. E optar por tons certos e elegantes são os outros 50% para garantir uma decoração harmônica e maravilhosa.

Você pode criar paletas distintas para cerimônia e recepção ou seguir a mesma linha em ambos. O interessante é criar uma identidade visual e aplicá-la em todos os detalhes, desde a papelaria, passando por toda a decoração até as lembrancinhas!

Gosto pessoal

Uma dica a prova de erros é escolher a sua cor favorita. Se você sempre adorou uma cor, aposte nela como principal. A sua casa e seu guarda-roupa dizem muito sobre você, veja os tons que mais aparecem. Se gostar de mais de uma, vale ver se elas são compatíveis entre si.

Não esqueça de ouvir a opinião do noivo também! Nada pior do que ele detestar a cor escolhida para o próprio casamento. Dependendo da preferência de vocês, podem escolher as preferidas de cada um. E torcer para que combinem!

Significado das cores

O significados de cada cor também pode te ajudar na escolha. Afinal, cada uma transmite uma mensagem e um sentimento. Você quer um ambiente bem calmo e relaxante? Escolha tons pastel e/ou muito branco. Prefere um estilo super romântico e aconchegante? Vá de vermelho e/ou rosa. Ou um alegre e vibrante? Então a sua escolha está na cartela dos amarelos e laranjas!

Cuidado com o preto! Ele é sofisticado e elegante, mas em excesso pode deixar tudo muito pesado e depressivo. Use-o combinando com elementos que provoquem pontos de luz, como prata e cristais!

Considere o cenário

Você também deve levar em consideração o local da sua festa. Se for um ambiente campestre ou uma cerimônia pé na areia, a decoração pode ser mais descontraída, leve e alegre, com tons de verde, azul, amarelo e laranja. Já se estiver em um salão moderno, com detalhes sofisticados e tapetes vermelhos, cores como lavanda e rosa pink, por exemplo, já não irão combinar. O ideal será usar cores mais sóbrias, tons mais escuros e muitos detalhes metalizados.

Preste atenção no que a sua locação oferece, como carpetes e cortinas, por exemplo. Se não gostar do que ele dispõe, talvez a opção seja locar esses itens, além das toalhas e outros elementos decorativos. Mas lembre-se que isso vai pesar no seu orçamento. Então, tente usar as cores do local a seu favor e escolha detalhes que o complemente. Caso já haja cores mais fortes no ambiente, foque sua decoração no branco ou em outra cor mais neutra.

Na dúvida, dê preferência a ambientes mais neutros.

Guie-se pela estação do ano

Comtemple o que a natureza oferece a cada estação. Especialmente se planeja um casamento a céu aberto. As cores, então, devem complementar os tons das flores e folhagens do ambiente. Aliás, escolher as flores da decoração podem ajudar a criar toda a paleta, principalmente, se a sua opção for bem virante como girassóis ou gérberas.

Se quiser ir mais além, dá pra fazer uma decoração temática da sua estação preferida, como já mostramos aqui um casamento invernal, onde abusaram do branco, cristal e prata. Mas saia sempre do óbvio. Ao escolher tons de outono, por exemplo, não fique apenas no marrom e tons de laranja, considere também o castanho avermelhado, bordô, amarelo ou dourado. Que tal?

Pesquise

Hoje há milhares de referências e inspirações pra você. O site The Perfect Palette, por exemplo, apresenta centenas de esquemas de cor, em diversas combinações, das mais usuais as mais ousadas. Vale a pena pesquisar! Fora isso, há blogs, revistas e claro, o pinterest! Você pode se inspirar em cores que estão na moda (em desfiles ou decoração de ambientes), em datas comemorativas, como carnaval, ou nas cores do ano da Pantone, (que por acaso, em 2016, será o lindo e suave quartzo rosa!).

Mas cuidado! Infelizmente essas referências, às vezes, são bem distante e não encontramos nada semelhante na hora de comprar ou alugar, como louças, toalhas ou qualquer outro elemento decorativo. Nada pior que se apaixonar por algo e não poder tê-las. Então, pesquise também nos acervos de lojistas e de empresas de locação próximos a você. E não escolha paletas que sejam difíceis de seguir! Você vai me agradecer lá na frente!

Defina o tom exato

Cada cor pode ter tons e saturações diferentes: o azul pode ser, claro, tifanny, royal, marinho… E você vai precisar saber qual é esse tom exato para pode encomendar cada item com diferentes fornecedores.

paleta-cores-casamento-decor-prontaparaosim

Não precisa combinar TUDO

Imagina a cena: buquê amarelo, toalhas de mesas amarelas, detalhes do bolo amarelo, flores amarelas. Não dá né! Quando gostamos muito de uma cor, caimos na tentação de colocá-la em todo e qualquer detalhe. E isso nem sempre funciona e o risco de ficar sobrecarregado é grande! Lembra como caiu de moda combinar sapato, bolsa, cinto, maquiagem? Isso vale para decoração de eventos também! O melhor é balancear a escolhida com uma outra ou mais cores.

Mescle!

Essa é a parte mais divertida! Definida uma ou mais cores base: misture! Há várias maneiras de fazer isso sem erro.

A primeira opção é escolher apenas uma principal e combiná-la a tons mais neutros, como branco, nude, cinza ou preto.

Também é possível definir um padrão monocromático seguindo vários tons de uma mesma cor, como um degradé. Ou seja, usar rosa claro, rosa fuscia e vermelho. Só tenha cuidado para que a paleta não fique monótona ou cansativa.

Já as cores análogas seguem a mesma família e são vistas lado a lado no círculo cromático, como amarelo, laranja e vermelho ou violeta, roxo e azul.

Cores complementares são cores contrastantes e estão opostas umas as outras no círculo cromático, ou seja, verde e vermelho, laranja e azul, amarelo e violeta e ai por diante. Há outras formas de descobrir quais cores se complementam, usando a triangulação (3 cores) e retângulos e quadrados (4 cores), conforme o diagrama abaixo!

Se optar por várias cores e achar que tudo pode ficar pesado, tente diminuir a saturação de algumas delas, deixando-as em tom pastel.

E não esqueça do branco! Ele combina com dourado, prata, preto, rosa pastel, rosa fúcsia, lilás e azul.

 paleta-cores-casamento-decor-prontaparaosim-2Wikipedia

Se preferir, arrange um daqueles guias de cores que você encontra em lojas de tinta ou decoração. Ou utilize ferramentas on-line para criar as paletas. Indico o Adobe Color, meu preferido!

Aplicando a paleta

Agora que as cores já foram escolhidas chega a hora de definir o que será de cada cor. Essa etapa pode ir ser feita ao longo do tempo. Você pode querer acrescentar ou remover um detalhe aqui, outro ali. Mas sempre mantenha as cores balanceadas e em equilíbrio. Um profissional acostumado a lidar com decoração, certamente, vai te ajudar nessa parte. Eles já tem olhos treinados, de como compor arranjos, mesas e decoração cênica da melhor forma possível.

Considere a iluminação

Não esqueça disso! A iluminação pode transformar completamente o ambiente. Para melhor ou para pior! Por isso, suas preferências devem ser bem discutidas com a equipe de iluminação cênica. Afinal, as luzes podem distorcer a paleta escolhida, já que um foco colorido no lugar errado, pode transformar suas lindas flores brancas em amarelas, por exemplo.

Assim como as cores escolhidas, o tom da iluminação também age como cromoterapia e influi no humor dos convidados. Cores mais fortes devem ser aplicadas em pontos específicos para nao sobrecarregar o ambiente.

Antes e depois dos projetos de iluminação cênica de Levy Lighting NYC

Madrinhas não fazem parte da decoração

Um outra dica! Lembra que falei que não é pra deixar tudo no mesmo tom? Inclua suas madrinhas nisso!

Escolher a cor do vestido da mulherada pode ser muito bonito e deixar as fotos muito mais uniformes. Mas lembre-se, você não precisa colocá-las idênticas a cor da decoração. Experimente uma tom que esteja em harmonia com sua paleta. Leve em consideração também um tom que combine com o tom da pele delas. Melhor ainda aceitar variações dos tons. Assim terá um efeito degradê, muito mais suave.

Para os padrinhos, a faixa, gravata e a flor da lapela também podem seguir o esquema.

paleta-cores-madrinhas-casamento-prontaparaosim

Via The Perfect Palette | Dicas Para Casamento

Gostou das dicas? Então conta pra gente que paleta escolheu para seu casamento!