21/09/2015 1 Comment Organização

Como escolher a data perfeita para o casamento

Pode parecer besteira, mas escolher a data perfeita para o casamento é um dos detalhes mais difíceis. Afinal, em qualquer evento, a data é crucial para um sucesso ou desastre! E são muitas as variáveis e opções, então vamos com calma!

A primeira coisa para ser pensar é no seu tipo de cerimônia. Definindo isso, fica mais fácil pensar no dia. Por exemplo, vai casar ao ar livre? Então deve-se optar por um mês com menos chuva.

 

Escolhas pessoais

Datas Simbólicas | Muitos casais gostam de escolher datas especiais para os dois, o que é muito romântico! Pode ser o dia em que se conheceram, primeiro beijo, aniversário de namoro, dia dos namorados, casamento dos avós ou qualquer outro momento significativo. Outros já preferem opções que sigam a numerologia, como 10/10 ou qualquer outro que resulte de uma análise esotérica. O problema é que esse dia específico pode cair em um dia ruim da semana, como segunda-feira. O jeito então, pode ser escolher uma data próxima.

E não se esqueça, se esse for o caso, compartilhe com os convidados por que essa data é tão importante pra vocês!

Outra dica é: se quiser fugir do tradicional, aproveite uma data comemorativa! Imagina casar durante o Ano Novo e ganhar, de quebra, a queima de fogos de artifício.

como-escolher-a-data-perfeita-casamento-prontaparaosim2

Datas Disponíveis | Outra possibilidade de escolha é de acordo com seus fornecedores. Se for se casar na Igreja Católica, por exemplo, já deve estar ciente que algumas igrejas já tem agenda cheia por anos até! Se o seu sonho for casar em alguma específica, talvez a data tenha que ser escolhida de acordo com essa disponibilidade. Informe-se o quanto antes sobre essas filas de espera!

Estações do ano | Você pode escolher de acordo com o clima também! Sonha em um casamento clássico, decoração com detalhes de veludo e vestido de manga comprida? Escolha o inverno. Já se ama praia e o clima festivo que o calor traz, escolha o verão. E assim por diante. Mas pense também em seus convidados: casar em estações com temperaturas extremas, como verão ou inverno tem suas desvantagens, já que o clima afeta diretamente as pessoas. Alguns especialistas recomendam a primavera, como melhor opção, por causa do clima ameno e da menor intensidade de chuva.

como-escolher-a-data-perfeita-casamento-prontaparaosim3

Red Fly Studio

Orçamento | Ele também pode ser método de escolha. Nos meses mais populares para casamentos, como Dezembro, Janeiro, Maio e Setembro, os preços dos fornecedores podem ser mais altos. Já os meses menos escolhidos, como Junho, Julho e Agosto, oferecem opções mais em conta.

Convidados | Caso haja convidados especiais com datas restritas na agenda, por vários fatores, como a irmã que mora longe ou o padrinho que viaja muito a trabalho, você também deverá pensar em datas que coincidam com suas possibilidades. Mas lembre-se, isso deve se restringir apenas ao círculo familiar mais próximo! Afinal, infelizmente, é praticamente impossível conciliar uma data que seja perfeita para todos e isso só vai causar mais estresse!

Lua de mel | A data da lua de mel também pode influenciar! Você pode ter que escolher o dia do casamento de acordo com suas férias e o tipo da viagem (praia, campo, cruzeiro, etc). Afinal, nada pior que casar e ter que esperar para curtir a tão sonhada viagem a dois!

 Meses

Depois de pensar em todos esses detalhes, é preciso escolher qual o mês ideal pra você. E cada um apresenta suas particularidades. Uma dica é eliminar, primeiro, os meses que não gosta.

Janeiro | É um mês pouco procurado, portanto de maior disponibilidade de fornecedores e ótimas opções de barganha. Os dias costumam ser longos, com lindos por do sol. Em contrapartida, é um mês muito quente e chuvoso, na maior parte do País. Você vai precisar de um ambiente totalmente climatizado! Lembrando que as chuvas de verão também são mais comuns e podem complicar seus planos.

Fevereiro | Assim como janeiro, também é pouco procurado para casamentos. Os dias são longos e as chuvas continuam. Em compensação, se quiser optar por uma decoração de flores tropicais, esse é o melhor mês.

O clima de carnaval é super animado, para quem curte, uma bateria de escola de samba pode ser o grande diferencial em sua festa. Mas deve-se ter atenção para não marcar na semana anterior ou no próprio carnaval. Além disso, muitos convidados já podem ter viagens marcadas nessa época.

Março | O clima já é mais ameno e a decoração continua bastante florida. É a época propícia para as maravilhosas orquídeas. Mas as temidas águas de março pedem por cerimônias em locais fechados ou uma segunda opção para casamentos ao ar livre.como-escolher-a-data-perfeita-casamento-prontaparaosim5

Abril | É muito ótimo mês para se casar. A temperatura é mais amena e as chuvas já não aparecem tanto. Mas devido a grande procura, você deve escolher os fornecedores com antecedência.

Maio | Por muito tempo foi considerado o mês das noivas. Dependendo da sua região, você pode precisar fechar com os fornecedores, com pelo menos um ano de antecedência. O clima continua ótimo e com poucas chuvas. Não deixe para fechar a floricultura em cima da hora, pois o Dia das Mães costuma encarecer esse custo!

Junho | Com o início de uma época mais fria, o local da cerimônia deve ser protegido do clima. Até Agosto, as altas temperaturas vão deixar seus convidados mais confortáveis em seus trajes de gala. Para o buffet, você pode escolher pratos com massas e opções mais pesadas, além de abusar do vinho. É o mês da tulipa e da chuva de prata.

Julho | Geralmente, o frio se intensifica. É o mês das férias escolares e muita gente decide viajar nesse período. As hortênsias e copos de leite estão com ótimo custo-benefício.

Agosto | Uma crença antiga dizia que “agosto é o mês do desgosto”, por isso, muitas noivas fogem dessas datas. Se não acredita em superstições, é o melhor mês para garantir ótimos descontos! O tempo seco combina com cerimônias ao ar livre. É a época do Copo de Leite e da Íris!como-escolher-a-data-perfeita-casamento-prontaparaosim6

Setembro | Início da primavera, é muito disputado, principalmente para festas ao ar livre. Demanda antecedência na organização! Há uma grande variedade de flores na estação.

Outubro | É o mês que ocorrem mais casamentos, segundo o IBGE. Por isso, a concorrência continua alta, assim como os preços. Os lírios estão com preços bem acessíveis.

Novembro | Nessa época, voltam as chuvas e o calor. As lavandas estão em alta.

Dezembro | Dezembro também tem chuvas e clima quente. É um mês muito concorrido, principalmente, pelas confraternizações de fim de ano, de empresas e escolas. Todos estão em clima de festa!

 

Dias da semana

Depois de escolher o mês, você deve pensar em qual o dia da semana ideal. Ele também pode influenciar os custos. Os fins de semana, principalmente os sábados, são mais concorridos e por isso, mais caros. Mas tudo isso sempre depende da sua cidade!

Nos dias de semana os convidados trabalham, por isso, não haverá tanto tempo para se arrumar e talvez eles precisem ir embora mais cedo. Já sextas e sábados são bem convidativos para festas, principalmente que vão até altas horas! Os domingos já oferecem um clima bucólico, perfeito para casamentos de manhã e a tarde, lembrando que a comemoração não pode ir até muito tarde!

Datas problemáticas

Já pensou em tudo isso, mas ainda há outras coisas para se levar em consideração. Juro que está terminando!

Dias proibidos | Algumas religiões tem regras sobre épocas do ano ou dias da semana em que não são permitidos se casar.

Feriados | Confira também o calendários de feriados da sua cidade! É importante também verificar se há feriados próximos e se a sua data não cai em uma emenda. Só pra ter uma ideia, em um feriado fica difícil até encontrar um salão de beleza!

Para os convidados que moram longe, os feriados podem facilitar, já que é mais fácil para eles poderem viajar. Em contrapartida, dependendo da sua cidade, principalmente nas litorâneas, a mobilidade fica mais complicada e o cronograma do evento também pode ser comprometido.

Dia de grandes eventos ou datas comemorativas | É preciso estar atento para grandes eventos ou datas comemorativas que podem atrapalhar o andamento do seu casamento. Por exemplo, um grande evento de rua ou um show em sua cidade pode causar problemas de trânsito e atrapalhar todo seu cronograma. Ano passado, durante a Copa do Mundo, vi muitas noivas dividindo a atenção com os jogos do Brasil! É complicado, claro, prever esse tipo de situação, já que como no caso, os jogos foram divulgados com pouca antecedência e provavelmente os casamentos já estavam totalmente organizados. Porém, se for possível, fuja!

 

Quando, enfim, definir a data, evite ficar mudando de decisão. Fique tranquila que tudo dará certo. Principalmente, se puder já antecipar possíveis problemas! Ainda na dúvida? O melhor então é conversar com uma assessoria de eventos especializada em sua cidade. Eles já estão habituados as particularidades e imprevistos e podem te ajudar na escolha. Mas acima de tudo, tenha certeza que todos farão o possível para estar presente nesse momento tão especial pra você!